Sinop, 08/09/2025 12:57

Ciclone e frente fria provocam chuva forte em alguns estados; veja a previsão do tempo para hoje

Processo de formação de um novo ciclone próximo à costa da região Sul e de uma nova frente fria associada a ele, além da presença de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, deve reforçar as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8). O risco de temporal e chuva mais volumosa é alto, sobretudo no oeste e sul do estado e a semana começa com risco alto de temporal na Grande Porto Alegre, região central e no litoral do estado. Na serra gaúcha, no oeste, sul e litoral de Santa Catarina, a situação é de atenção para ocorrência de pancadas moderadas a forte.

Os ventos ficam mais intensos em grande parte da região, com rajadas desde o sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, variando entre 51 a 70 km/h. A chuva retorna no final do dia sobre a região de Foz do Iguaçu e cidades do sudoeste do Paraná com até forte intensidade. Chove moderado no norte de SC e na região do Vale do Itajaí. O norte do Paraná, ainda começa a semana com padrão de tempo firme e umidade baixa; não chove em Curitiba, mas, a segunda ainda será gelada na capital e o mar fica agitado na costa do Rio Grande do Sul.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

No Sudeste, a umidade que vem do oceano ainda mantém a chuva sobre o litoral do Espírito Santo e a semana começa com atenção em Vitória para pancadas moderadas a forte; demais áreas do interior do estado, parte do norte do Rio de Janeiro e leste de Minas, com possibilidade de chuva mais fraca e irregular.

O sol volta aparecer mais no leste e sul de SP e a semana começa sem chuva e com elevação de temperatura. Interior paulista, cidades do Triângulo, noroeste e norte de Minas com o tempo muito seco e calorão – a umidade relativa do ar continua em atenção com valores entre 30 e 21%. Não chove na cidade do Rio, mas, ainda pode ventar de forma moderada com rajadas de até 50 km/h, inclusive em áreas do litoral.

A presença das instabilidades no Sul, provocam chuva em parte do extremo sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul neste começo de semana, porém, o tempo segue abafado e ensolarado pela manhã, com as pancadas retornando à noite. Grande parte do Centro-Oeste, ainda com tempo muito seco e temperaturas altas, especialmente entre Goiás e Mato Grosso. Pode chover de forma mais isolada no noroeste e extremo norte de Mato Grosso durante a tarde, pela umidade presente no Norte do país. Cuiabá, Brasília, Campo Grande, Goiânia começam a semana sem chuva e com umidade entre 30 e 21%; em Brasília alerta para valores mais próximos a 12%.

Já no Nordeste, a presença de uma frente fria estacionária na altura da costa leste da região mantém a umidade alta e a condição de chuva moderada e ventos. As pancadas podem ocorrer em vários momentos em Maceió e no Recife, com potencial para chuva moderada a forte. Alagoas e João Pessoa, podem ter chuva fraca a moderada, ainda intercalando períodos de sol no decorrer da segunda. Os ventos podem variar entre 40 a 50 km/h desde o norte e litoral do Maranhão até o oeste da Bahia.

O ar ainda fica mais seco no sertão, com umidade em alerta no sul do Piauí e oeste da Bahia, entre 20 e 21% e atenção para valores entre 30 e 21% no sul do Ceará, oeste da Paraíba, Pernambuco e na região central no Maranhão e Piauí. Salvador, começa a semana com chuva mais fraca de manhã e tempo firme à tarde.

E no Norte, a combinação de calor e umidade mantém a formação de nuvens carregadas sobre parte dos estados. As pancadas de chuva se espalham sobre o Amazonas e Roraima, variando entre moderada e forte intensidade, mas acontecendo ainda de maneira irregular. No interior do Pará, a chuva pode cair de forma mal distribuída, porém, com moderada intensidade, enquanto Belém, começa a semana com tempo firme. Não chove no Acre, em Rondônia e Amapá, que devem ter uma segunda com o tempo aberto. No Tocantins, a atuação da alta pressão mantém o céu limpo, os termômetros bastante elevados e a umidade do ar em níveis críticos.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sema encaminha cinco animais silvestres para Santuário em Minas Gerais

Após percorrerem cerca de 1.700 km até Minas Gerais, cinco animais silvestres já estão estabelecidos…

Promessa do surfe português morre aos 12 anos vítima de câncer

O jovem Zion Brocchi morreu aos 12 anos de idade, vítima de câncer no cérebro.…

Após bombar com remakes, Globo aposta em novela inédita de Bruno Luperi no horário nobre

Vale Tudo ainda nem terminou, mas a Globo já esta planejando a substituta de Três…