Sinop, 26/09/2025 19:16

  • Home
  • Destaques
  • CIEAM e Moto Honda da Amazônia ampliam diálogos e experiências

CIEAM e Moto Honda da Amazônia ampliam diálogos e experiências

Nos últimos anos, a Moto Honda da Amazônia consolidou-se não apenas como um dos principais players do Polo Industrial de Manaus (PIM), mas também como um símbolo de inovação, sustentabilidade e integração entre indústria, sociedade e poder público. Associada ao Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), a empresa tem aberto as portas para visitas técnicas. Uma iniciativa que aproxima diferentes setores da realidade produtiva do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

A abertura da fábrica ao turismo industrial representa um marco. Parlamentares, representantes do Executivo, profissionais de comunicação e especialistas têm vivenciado de perto os processos produtivos, a tecnologia empregada e as práticas socioambientais que sustentam uma das maiores operações industriais do país.

Essa aproximação fortalece o diálogo em torno da importância da ZFM para o desenvolvimento econômico regional e nacional, além de evidenciar o impacto positivo da indústria na geração de empregos e na diversificação produtiva da Amazônia.

Em junho de 2025, parlamentares de diferentes estados visitaram a planta da Moto Honda. Acompanhados pelo CIEAM, conheceram a estrutura produtiva e discutiram temas estratégicos, como infraestrutura, competitividade e previsibilidade regulatória.

O encontro reforçou a relevância do ambiente industrial amazonense como peça-chave para a economia nacional e para a preservação ambiental, já que a Zona Franca tem no equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade uma das principais diretrizes.

Outra frente importante foi a recepção a jornalistas de veículos nacionais em novembro de 2022, junho de 2023 e novembro de 2024. A iniciativa, conduzida pelo CIEAM, proporcionou uma experiência imersiva aos profissionais de imprensa, que puderam testemunhar a grandiosidade da fábrica e o cuidado da Honda com os mais de 8 mil colaboradores.

Veja como foi

Essas ações, intensificadas nos últimos anos, consolidam um novo capítulo para o turismo industrial na região. Abrir as portas das fábricas do Polo Industrial de Manaus para visitas guiadas contribui não apenas para a transparência e valorização da produção local, mas também para a construção de uma narrativa positiva em torno da ZFM, ainda pouco compreendida por parte da sociedade brasileira.

Para o CIEAM, cada visita é uma oportunidade de informar, sensibilizar e engajar diferentes públicos sobre os benefícios do modelo amazônico.

A Moto Honda, por sua vez, reafirma o compromisso histórico com o desenvolvimento do Amazonas, fortalecendo a imagem como empresa inovadora, responsável e aberta ao diálogo.

“Ao acompanharmos a visita de importantes portais nacionais de notícias à nossa associada Moto Honda, pudemos evidenciar, mais uma vez, a indústria da Amazônia como protagonista no desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirmou Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM.

1 de 5

A empresa tem aberto as portas para visitas técnicas de parlamentares, comunicadores e convidados especiais

Divulgação

2 de 5

A aproximação fortalece o diálogo em torno da importância da ZFM para o desenvolvimento econômico regional e nacional

Divulgação

3 de 5

Parlamentares, representantes do Executivo, profissionais de comunicação e especialistas têm vivenciado de perto os processos produtivos, a tecnologia empregada e as práticas socioambientais

Divulgação

4 de 5

Os convidados conhecem a estrutura produtiva

Divulgação

5 de 5

Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM (de cinza): “pudemos evidenciar, mais uma vez, a indústria da Amazônia como protagonista no desenvolvimento sustentável da nossa região”

Divulgação

A Moto Honda da Amazônia demonstra que o papel dela vai além da produção de motocicletas. Trata-se de um elo fundamental entre indústria, sociedade e meio ambiente, no qual o CIEAM atua como articulador estratégico para garantir que esse esforço coletivo em defesa da Zona Franca seja reconhecido e valorizado em todo o país.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Resumo de Dona de Mim: Próximo capítulo da novela, sábado, 27 de setembro

No capítulo de Dona de Mim deste sábado, 27 de setembro, na Globo, Jaques, em…

Paraná deve registrar safra histórica de 46,3 mi de toneladas de grãos na temporada 24/25

O Paraná deve colher 46,3 milhões de toneladas de grãos ao final da safra 2024/2025,…

Bayern de Munique goleia em casa e segue com 100% no Campeonato Alemão

Na tarde desta sexta-feira (26/9), o Bayern de Munique venceu o Werder Bremen por 4…