Cinco homens, com idades entre 27 e 42 anos, foram presos na manhã deste sábado (28), no município de Cotriguaçu (MT), por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e invasão de propriedade privada. A ação foi conduzida pela Força Tática do 8º Comando Regional da Polícia Militar.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais foram acionados após uma denúncia de que um grupo armado teria invadido uma fazenda em litígio agrário. As vítimas relataram que os suspeitos se identificaram como seguranças particulares contratados por uma associação de produtores, mas agiram com violência, agredindo funcionários da propriedade, além de cortarem a rede de internet e o sistema de vigilância por câmeras.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam duas espingardas calibre .12, seis revólveres calibre .38 e um total de 74 munições de diversos calibres. Parte desse armamento, segundo a polícia, pertence à empresa de segurança que já atuava legalmente na fazenda, e estava sob posse dos suspeitos no momento da prisão.
Ainda segundo o relato das vítimas, os detidos renderam os vigilantes da empresa contratada pelos proprietários da fazenda, desarmaram os profissionais e tomaram o controle da área. Questionados sobre a documentação da empresa de segurança para a qual estariam prestando serviço, os suspeitos não apresentaram nenhum contrato formal.
As vítimas também informaram que a fazenda é alvo de disputas judiciais de propriedade, sendo a mais recente reintegração de posse realizada em agosto de 2024. A associação citada pelos suspeitos não possui legitimidade sobre o imóvel, segundo os relatos.
Diante dos fatos, os cinco envolvidos foram encaminhados à delegacia de polícia civil, juntamente com o armamento e demais materiais apreendidos, para as providências legais.