Sinop, 27/09/2025 16:47

CNPE autoriza participação do Brasil em fórum ligado à Opep

Pouco mais de um ano depois de ser convidado para fazer parte da Opep+, organização dos Países Exportadores de Petróleo, o CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, autorizou a participação brasileira na Carta de Cooperação entre Países produtores de petróleo, que é o Fórum de discussão da organização.

A decisão foi anunciada nessa terça-feira (18), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após a reunião do CNPE. 

O ministro de Minas e Energia, que preside o Conselho, explicou que a decisão diz respeito a uma carta em um fórum que debate estratégias dos países produtores de petróleo.  

Segundo Alexandre Silveira, o encontro do CNPE tomou outras duas decisões: o país vai começar o processo de adesão à IEA, Agência Internacional de Energia; e dar andamento à entrada na Irena, Agência Internacional para as Energias Renováveis.  

Após o anúncio de que o Brasil vai entrar no fórum, entidades ambientalistas não concordaram com a decisão. O Observatório do Clima foi uma delas, como argumenta a Coordenadora de Políticas Públicas da organização, Suely Araújo.  

Ao falar da decisão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também se disse ambientalista. Negou a existência de contradição, já que o Brasil, segundo ele, é “líder da transição energética global”.  

Criada nos anos 60, a Opep é composta por 13  países membros, mais os associados, que exploram e comercializam petróleo, e debatem medidas ligadas ao comércio do combustível no mundo. Entre eles, estão Arábia Saudita, Venezuela e Emirados Árabes. Este último sediou a COP 28, em 2023, quando o Brasil foi convidado a se somar à entidade. 

 


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Copa Paulista 2025: veja XV de Piracicaba x Comercial ao vivo

O Metrópoles transmite no canal do YouTube, ao vivo e com imagens, as partidas das…

Ainda Estou Aqui é eleito melhor filme ibero-americano no Chile

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, Ainda Estou Aqui conquistou neste sábado…

Com Copa do Mundo, Orlando aposta em retomada de fluxo de brasileiros em 2026 | Empresas

A cidade de Orlando, no Estado da Flórida (EUA), mais conhecida pelos parques da Disney,…