O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas de sangue neste sábado (19), das 7h30 às 12h, na sede, em Cuiabá. A iniciativa busca reforçar o estoque de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos, especialmente O- e B-, e atender os doadores que, por algum motivo, não podem comparecer à unidade em dias úteis.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, convoca os doadores com o tipo sanguíneo O- e B-, e aqueles que não podem comparecer à unidade nos dias úteis para realizar a doação na sede.
“Nós do MT Hemocentro convocamos todos os doadores, em especial aqueles que possuem o tipo sanguíneo O- e B-, para comparecer à unidade e doar sangue neste sábado. Contamos com a colaboração de todos para nos ajudar a manter o estoque de bolsas de sangue estável e continuar salvando vidas”, ressaltou.
Para doar sangue, é preciso apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Jovens com idade entre 16 e 17 anos devem trazer autorização dos pais, ou responsável legal para realizar a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.
São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
A unidade não terá expediente na sexta-feira (18.04) e na segunda-feira (21.04).
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento, a unidade fica localizada na rua 13 de Junho, 1.055, em Cuiabá. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 9 8433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.