O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou nesta terça-feira (5) Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques como ministros efetivos da corte eleitoral, em sessão solene. Eles ocupam as vagas destinadas à advocacia na corte eleitoral e já haviam tomado posse na sexta-feira (1º) na sessão administrativa de retomada do semestre.
A breve cerimônia contou com a presença de ministros do TSE, do Supremo Tribunal Federal (STF) e demais tribunais superiores, bem como de membros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Planalto e no Congresso, além de outros petistas. Eis algumas das autoridades presentes:
- Os ministros do STF Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes;
- O procurador-geral da República, Paulo Gonet;
- Os ministros do TSE Antonio Carlos Ferreira, Isabel Gallotti, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo;
- O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin;
- Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas;
- Os ministros de Estado Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Vinicius de Carvalho (Controladoria Geral da União), Sidônio Palmeira (Secom) e Ricardo Lewandowski (Justiça);
- O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT);
- O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB);
- Os parlamentares, Lindbergh Farias (PT-RJ), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Tabata Amaral (PSB-SP);
- A secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rose Morais;
- O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli.
Depois da cerimônia, os convidados reuniram-se para cumprimentar os novos ministros e tirar uma foto.
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou os nomes de seis indicados para as vagas no TSE em maio e enviou a Lula, a quem coube escolher dois. Eles são nomeados diretamente, sem a necessidade de os escolhidos passarem por sabatina.
Estela Aranha é advogada e atuou no Ministério da Justiça durante a gestão de Flávio Dino. Já Floriano de Azevedo Marques, que é próximo do ministro Alexandre de Moraes, ocupa o cargo de ministro efetivo da corte eleitoral desde março de 2023 e agora foi reconduzido. Estela e Floriano ficarão na corte até 2027.