Mato Grosso tem 625 pontos considerados vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes ao longo das rodovias federais, sendo que 7,6% considerados críticos. Os dados são do Projeto Mapear 2023/2024, conduzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a organização Childhood Brasil.
O levantamento revela que o estado possui 48 pontos classificados como críticos (7,68%), 129 de alto risco (20,64%), 230 de médio risco (36,8%) e 218 de baixo risco (34,88%).
A iniciativa tem como objetivo identificar locais que oferecem maior exposição de crianças e adolescentes à violência sexual, a fim de nortear políticas públicas de prevenção e enfrentamento.
Em todo o Brasil, foram mapeados 17.687 pontos vulneráveis, o que representa um aumento de 83,2% em relação à última edição do estudo.
Apesar do crescimento expressivo, o levantamento aponta uma redução proporcional nas classificações mais graves: apenas 4,6% dos locais foram considerados críticos e 14,5% de alto risco, sugerindo maior efetividade em ações de prevenção e combate nos locais mais sensíveis, uma vez que, na pesquisa anterior, a porcentagem era de 6,6% para crítico e 19,5% para alto risco.
Evento para debater assunto
Para debater o tema, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de
Aprendizagem do Transporte), em parceria com a Childhood Brasil, realiza no dia 8 de julho
de 2025, o Encontro Regional do Proteção – região Centro-Oeste, em Cuiabá.
O evento tem como foco a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reunindo profissionais do setor de transporte, especialistas e representantes da rede de proteção para dialogar, trocar experiências e fortalecer ações preventivas.
A iniciativa faz parte do projeto Proteção, que busca conscientizar os trabalhadores do transporte e a sociedade sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra esse tipo de violência.
-
Novo inquérito contra médico e ex-vereador de Canarana inclui estupro de criança de 8 anos
-
Mulheres de MT eram enganadas com promessa de trabalho e forçadas a se prostituir no PA
-
Médico de MT suspeito de estupros tem mandato de vereador cassado
-
PF mira grupo que gerenciava sites de exploração sexual de mulheres brasileiras na Europa