O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não iniciou conversas formais com o governo dos Estados Unidos sobre a Olimpíada de Los Angeles, em 2028. A informação foi confirmada pela presidente da entidade, Kirsty Coventry, nesta quarta-feira (21/1), durante uma entrevista coletiva. Segundo ela, não houve contato direto com a Casa Branca ou com o presidente Donald Trump.
“Estamos sempre cientes de todas as conversas e discussões geopolíticas e políticas em andamento. No que diz respeito aos EUA, ainda não tivemos nenhuma comunicação formal com a Casa Branca”, disse.
A declaração foi dada após questionamentos sobre o impacto do atual cenário internacional nos preparativos para os Jogos. Coventry reforçou que o COI acompanha o contexto global, mas não interfere em debates políticos ou diplomáticos entre países.
2 imagens



Trump
Alex Wong/Getty Images
De acordo com a dirigente, a prioridade da entidade é garantir a participação de todos os Comitês Olímpicos Nacionais no evento, independentemente de tensões externas ou posicionamentos governamentais.
“Quero deixar claro que não nos compete comentar sobre esses assuntos. Nosso objetivo é ter todos os Comitês Olímpicos Nacionais representados nos Jogos”, afirmou.
Ao tratar especificamente da relação com os Estados Unidos, Coventry afirmou que o COI apenas tomou conhecimento de anúncios oficiais feitos pelo governo americano, sem reuniões institucionais até o momento e citou que está atenta ao que acontece com o presidente do país.
A presidente do COI acrescentou que a entidade aguarda um encontro com o vice-presidente JD Vance, que liderará a delegação americana na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, em fevereiro. Segundo Coventry, a expectativa é de que o diálogo com o governo dos EUA se intensifique conforme a Olimpíada de 2028 se aproxime.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia