Sinop, 24/01/2026 12:50

Como o bamba salvou o partido-alto da extinção

Mais do que cantar o samba, Martinho da Vila o preserva. O cantor, compositor e escritor, além de atração do Festival Estilo Brasil no dia 31 de outubro, é reconhecido como o grande responsável por salvar e popularizar um dos pilares do samba: o partido-alto.

O gênero, que nasceu das rodas de improviso nas comunidades cariocas, combina um refrão coletivo com versos improvisados pelos solistas. Apesar de existir desde os anos 1930, o partido-alto permaneceu por décadas restrito aos terreiros e quintais suburbanos, ameaçado de desaparecer.

Compre seu ingresso!

Foi aí que Martinho entrou em cena. Ao incorporar o estilo em seu repertório, deu ao partido-alto espaço nas rádios, nos discos e nos grandes palcos do país. O gesto não apenas manteve viva uma tradição — como abriu caminho para uma nova geração de sambistas. “Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombrinha e tantos outros surgiram nessa energia que o partido-alto renasceu”, observa o artista.

Autodidata, Martinho sempre soube unir erudição e espontaneidade. Ele se define como “paulista no nascimento da música, mas criado no subúrbio carioca desde menino”. Da poesia popular à filosofia africana, o cantor construiu uma ponte entre as origens do samba e seu futuro.

Com mais de 50 álbuns lançados, títulos como Comendador da República e membro da Academia Carioca de Letras, Martinho segue ativo como símbolo de continuidade e renovação. Seu recente projeto “Negra Ópera” aprofunda a presença da cultura negra na música erudita, reafirmando sua vocação de unir mundos sem perder a leveza.

Em Brasília, o artista promete seu show é um ato de memória e celebração. No Festival Estilo Brasil, Martinho revisita as raízes que ajudou a preservar, provando que o samba, em suas mãos, continua pulsando com a força das ruas, da fé e do amor.

Os ingressos estão disponíveis no site da Bilheteria Digital.

O Festival Estilo Brasil tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos Cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.

Programação:

Fagner
24 de outubro

Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds
Turnê: Esquinas & Canções
25 de outubro

Martinho da Vila
31 de outubro

Tim Bernardes
8 de novembro

Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos
Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos
21 de novembro

Caetano Veloso
11 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
IngressosBilheteria Digital

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Volta às aulas: Notebook Acer Nitro tem 49% de desconto com cupom

Notebook Acer Nitro V15ANV15-51-57WS R$ 4.103,05 R$ 7.99949% OFF Prós Tela de 144 Hz RTX…

Colisão entre duas motocicletas deixa feridos com fraturas em Alta Floresta

Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas deixou duas pessoas feridas na Avenida Amazonas, em…

onde assistir ao clássico entre Palmeiras x São Paulo

É sábado de Choque-Rei! Palmeiras e São Paulo se enfrentam pela 5ª rodada do Paulistão,…