Sinop, 19/04/2025 22:11

Conheça Pupy, a elefanta argentina que o Brasil acaba de importar

A elefanta africana Pupy, de 36 anos, viveu por mais de três décadas no Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina. Com a desativação do local, ela ganhará um novo lar, agora brasileiro.

O animal iniciou viagem na última segunda-feira (14) em direção ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Na operação, intermediada pela unidade de Foz do Iguaçu (PR) da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e que teve fim nessa última sexta-feira (18), a elefanta foi içada por um guindaste e acomodada em uma grande caixa de transporte sobre um caminhão em um percurso de aproximadamente 2.700 km.

Transporte da elefanta

transporte da elefanta Pupy
Foto: Divulgação Vigiagro

Ao longo das mais de 10 horas em que passou sem sair de uma grande caixa de transporte (imagem acima), ela estudou o ambiente e “tomou o tempo dela”, segundo publicação feita pelo santuário nas redes sociais.

De acordo com publicação das redes sociais do SEB, na manhã deste sábado, Pupy estava no galpão dos elefantes africanos. No local, ela jogou terra no corpo, sinal de que a adaptação está funcionando. A expectativa dos tratadores é de que, nos próximos dias, ela saia de lá e viva em liberdade no santuário, local que conta com uma área de 51 mil metros quadrados e deve marcar uma nova fase na vida de Pupy, com mais espaço, liberdade e bem-estar.

Para viabilizar a importação, o Vigiagro analisou toda a documentação sanitária da espécime, verificou o cumprimento das exigências do certificado veterinário internacional e fiscalizou a entrada dela em território nacional.

O animal chegou ao antigo zoológico do país vizinho em 1993 e, desde então, viveu ao lado da elefanta Kuky, falecida em outubro de 2024. Agora, Pupy será a primeira elefanta africana – cuja expectativa de vida é de até 70 anos – a habitar o santuário brasileiro, que já abriga cinco elefantes de outras espécies.

“Estamos animados para vê-la redescobrir o que significa ser um elefante novamente”, disse Kat Blais, cofundadora e diretora de Bem-Estar do SEB.

As organizações Global Sanctuary for Elephants (GSE) e o Elephant Voices também colaboraram na tarefa de trazer a elefanta ao Brasil, ação que vem sendo planejado “há anos”, segundo nota do SEB.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Você sabia? Palavras como pipoca, abacaxi e jacaré têm origem indígena

No embalo do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, uma palavra bastante…

Projeto do túnel Santos-Guarujá será apresentado a investidores europeus

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inicia na próxima segunda-feira (21) uma…

Flamengo elogia Léo Jardim nas redes após atuação no clássico; confira

O clássico entre Vasco e Flamengo, neste sábado (19/4), terminou empatado sem gols. E se…