Sinop, 25/01/2026 20:03

Conhece o dingo? Governo ordena que matilha seja sacrificada após morte de turista

Foto: Pixabay

O governo de Queensland, no nordeste da Austrália, anunciou neste domingo (25) que os dez animais da matilha de dingo ligados à morte da turista canadense Piper James serão sacrificados.

O corpo da vítima, de 19 anos, foi encontrado na última segunda-feira (19) na ilha de K’gari sendo atacado pelos animais, uma espécie de cão selvagem que pesa cerca de 15 kg e chega a medir 1,5 do focinho à calda.

De acordo com o portal Um Só Planeta, o resultado da autópsia de Piper, divulgado no sábado, revelou “evidências físicas de afogamento e ferimentos compatíveis com mordidas de dingo”.

O documento ainda diz que as “marcas de mordida de dingo pré-morte provavelmente não causaram morte imediata e que também foram encontradas “extensas marcas de mordida de dingo pós-morte”.

Piper James
Piper James, jovem de 19 anos encontrada morta em ilha australiana. Foto: Facebook

Nos últimos dias, especulava-se pela ilha, cuja população é de apenas 150 pessoas e possui cerca de 200 dingos, que a jovem poderia ter se afogado ao entrar no mar para escapar do ataque dos animais.

De acordo com o departamento de meio ambiente de Queensland, guardas florestais passaram a semana monitorando de perto o grupo de dingo envolvido no incidente e observaram um comportamento agressivo, sendo considerados um “risco inaceitável à segurança pública”.

Em comunicado, o ministro de meio ambiente, Andrew Powell, disse que a tragédia afetou profundamente os habitantes do estado e comoveu pessoas em todo o mundo. Ele afirmou ainda que os dingos serão “removidos e sacrificados de forma humanitária”. “Esta é uma decisão difícil, mas acredito que seja a decisão correta no interesse público.”

Dingos são considerados sagrados

A ilha de K’gari é Patrimônio Mundial da Unesco. Na língua de seu povo originário da ilha, os Butchulla, os dingos são chamados de wongari e são considerados sagrados.

A secretária da Butchulla Aboriginal Corporation, Christine Royan, afirmou que decisão de sacrificar a matilha é um extermínio. Segundo ela, seis animais foram abatidos no sábado sem que os povos tradicionais da ilha fossem consultados.

Contudo, os encontros violentos entre dingos e humanos têm aumentado nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, uma matilha atacou e mordeu uma mulher que corria pela praia. Ela se refugiou na água para escapar. Já em 2024 um dingo foi morto com uma arma que dispara arpões, sendo que há registro de vários outros abatidos após atacarem pessoas na ilha.

O comitê consultivo do patrimônio mundial de K’gari (KWHAC) argumenta que o turismo excessivo na ilha aumenta os conflitos entre dingos e pessoas na ilha. Com a visita de centenas de milhares de turistas todos os anos, muitos alimentam os animais para atraí-los e tirar fotos. De acordo com o órgão, tal convivência aumenta o risco de ataques e ameaça destruir o equilíbrio ecológico de K’gari.

O post Conhece o dingo? Governo ordena que matilha seja sacrificada após morte de turista apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Home office: 75 vagas para trabalho remoto [25/01]

O TecMundo e a Remotar, o maior portal de vagas remotas do Brasil, trazem uma…

Abilio grava vídeo ao lado de cuiabanas atingidas por raio durante manifestação; veja

Reprodução O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que estão bem as pessoas atingidas…

Técnico do Chelsea elogia Estêvão após vitória na Premier League

Pela 23ª da Premier League, o Chelsea venceu o Crystal Palace fora de casa por…