Sinop, 24/01/2026 01:55

  • Home
  • Entretenimento
  • Copa do Mundo obriga Globo a tomar decisão com Três Graças; saiba qual

Copa do Mundo obriga Globo a tomar decisão com Três Graças; saiba qual

Com o calendário esportivo de 2026, marcado pela Copa do Mundo entre 11 de junho e 19 de julho, a Globo se vê diante de uma decisão estratégica importante para sua grade de programação.

Globo
Globo define situação de Três Graças (Imagem: Reprodução / Globo)

A emissora articula uma mudança no horário das 21h para proteger o desempenho de suas novelas, em especial, Três Graças.

Decisão estratégica da Globo

A Globo está considerando estender a exibição de Três Graças até o final da Copa do Mundo, alterando o planejamento original, que previa o término da novela em maio.

Isso significaria um ajuste no cronograma da próxima novela, Quem Ama, Cuida, que teria sua estreia adiada para o final de julho, após o término do Mundial.

A decisão visa evitar que a estreia de uma nova trama seja afetada pela cobertura da Copa, já que muitos jogos serão transmitidos à noite, e a exibição das novelas ficaria fragmentada.

O que pode estar por trás

O raciocínio por trás dessa estratégia é simples: a reta final de uma novela geralmente atrai mais audiência do que os primeiros capítulos de uma produção inédita.

Com a exibição de jogos de futebol nas noites de junho e julho, a Globo entende que seria mais seguro manter uma novela consolidada no ar, do que arriscar o lançamento de uma nova trama que poderia ter sua audiência prejudicada.

Além disso, esticar Três Graças não exigiria grandes mudanças no roteiro, uma vez que os capítulos durante grandes eventos esportivos costumam ter uma duração reduzida.

Grade de programação

Ao estender Três Graças até 20 de julho, a Globo pode evitar as “danças das cadeiras” provocadas pela programação esportiva.

Isso permitiria que a emissora seguisse com sua programação sem perder a consistência da audiência. Para a emissora, é um movimento mais seguro, já que ajustes em uma trama já estabelecida são mais fáceis de controlar do que o lançamento de uma história inédita em um período instável.

Apesar de ainda não ser uma decisão oficial, a Globo está realizando pesquisas internas e de mercado para avaliar como essa alteração seria recebida pelos telespectadores.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida

Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mercado de soja reage e mostra sinais de melhora; semana termina com mais negócios

Foto: Daniel Popov/Canal Rural O mercado brasileiro de soja voltou a registrar negócios ao longo…

Drinks sem álcool são a nova tendência para curtir socialmente

A geração que abraçou corridas matinais, meditação e o consumo consciente agora também redefine a…

Crítica: Hamnet te ajuda a compreender o sentido da arte enquanto mecanismo de cooperação

A forma como a temporada de premiações acontece é curiosa. Assim como a maioria de…