Sinop, 04/02/2026 17:55

Copom mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Foto: Rafa Neddermeyer

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central não mexeu nos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 15% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

Essa é a quinta reunião seguida em que o Copom mantém os juros básicos. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano.

No comunicado, o Copom confirmou que deverá começar a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico.

“O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, informou o BC.

A decisão unânime ocorreu com o Copom desfalcado. No fim de 2025, expirou o mandato dos diretores de Organização do Sistema Financeiro, Renato Gomes, e de Política Econômica, Paulo Pichetti. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só encaminhará as indicações dos substitutos na volta do Congresso Nacional, em fevereiro.

Inflação oficial

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2025, o IPCA ficou em 4,26% , o menor nível anual desde 2018. Com o resultado, o indicador voltou a ficar dentro do teto da meta contínua de inflação.

Pelo novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%.

No modelo de meta contínua, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em janeiro de 2026, a inflação desde fevereiro de 2025 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância.

Em fevereiro de 2026, o procedimento se repete, com apuração a partir de março de 2025. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.

No último Relatório de Política Monetária, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária diminuiu para 3,5% a previsão do IPCA para 2026, mas a estimativa será revista, por causa do comportamento do dólar e da inflação. A próxima edição do documento, que substituiu o antigo Relatório de Inflação, será divulgada no fim de março.

As previsões do mercado estão menos otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4%, levemente acima acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,05%.

Crédito caro

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Política Monetária, o Banco Central aumentou de 1,5% para 1,6% a projeção de crescimento para a economia em 2026.

O mercado projeta crescimento um pouco melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 1,8% do PIB em 2026.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

O post Copom mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial Publicado em 04 de fevereiro de 2026 às 10:12 CompartilharFacebookWhatsAppTwitterEmail A rede municipal de ensino de Sorriso recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, reconhecimento concedido a sistemas educacionais que desenvolvem ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e à valorização da diversidade no ambiente escolar. No município, as ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e incluem práticas pedagógicas, formações e atividades educacionais voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo no contexto escolar. “A concessão do selo evidencia o alinhamento das políticas educacionais da rede municipal às diretrizes nacionais de inclusão, diversidade e equidade no ensino público. O reconhecimento também reforça a consolidação de ações educacionais que contribuem para a formação cidadã dos estudantes e para o cumprimento da legislação educacional vigente”, explica a secretária de Educação, Adriana Reichert. A certificação é concedida no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reconhece iniciativas alinhadas à implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Tags Imagens Texto: Bianca Arruda × Atenção Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Prefeitura Municipal de Sorriso A capital nacional do agronegócio Avenida Porto Alegre nº 2525 – Centro Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00 (66) 3545 4700 Deseja receber nossa newsletter? Cadastre-se Seu nome Seu e-mail Secretarias Conselhos Outros órgãos/unidades Imprensa Notícias Eventos Esportes Transparência Portal Leis Covid-19 Dados Abertos Links Institucionais Câmara Municipal Previso Ager Tribunal de Contas Procon Mais Ouvidoria e-Sic Perguntas e Respostas Frequentes Secretarias Departamento de Comunicação Portal Covid-19 Boletins Receitas Notícias Portal © 2026 Voltar ao topoLei de acesso a Informação Mapa do site Política de Privacidade Painel Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais

Certificação destaca o compromisso do município com uma educação inclusiva e alinhada às diretrizes nacionais.…

De olho na Rota Bioceânica, Receita Federal reativa posto após 10 anos de abandono

Com a expectativa de aumento do comércio exterior, e a preparação da região para o…

Smart TV 4K LG NanoCell de 50″ tem 39% OFF na melhor oferta desde dezembro

Smart TV LG NanoCell 55NANO80TSA R$ 2.069,10 R$ 3.399,0039% OFF Prós Fidelidade de cores superior…