Sinop, 25/05/2025 14:35

Coreia do Sul zera tarifa para cota de 10 mil t do Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que a Coreia do Sul isentou a tarifa de importação sobre uma cota de 10 mil toneladas de carne suína congelada do Brasil — com exceção do corte “barriga”. Até então, o produto brasileiro era taxado em 25%.

Segundo o Mapa, a medida representa um avanço nas tratativas bilaterais e fortalece o acesso da carne suína nacional a um dos mercados mais relevantes da Ásia. A decisão coreana foi comemorada pelo setor produtivo brasileiro.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio e destacou a importância do gesto sul-coreano para a ampliação das exportações brasileiras. “O estabelecimento de uma cota isenta é um sinal importante para os avanços das exportações brasileiras de carne suína para a Coreia do Sul, conquistada pelo Ministério da Agricultura”, afirmou o presidente da entidade, Ricardo Santin, em nota.

Santin também ressaltou que a negociação está relacionada ao reconhecimento sanitário de estados brasileiros livres de febre aftosa sem vacinação. Até o momento, apenas Santa Catarina tem autorização para exportar carne suína à Coreia do Sul, por ser o único estado com esse status oficialmente reconhecido. Contudo, há expectativa de ampliação do acesso para outras regiões, como Paraná e Rio Grande do Sul.

A Coreia do Sul ocupa a 16ª posição entre os destinos das exportações brasileiras de carne suína. No primeiro trimestre de 2025, o país importou 3,7 mil toneladas do produto nacional. Com consumo per capita de aproximadamente 29 quilos por ano, os sul-coreanos são o quarto maior mercado global para carne suína. Em 2024, o volume total importado pelo país chegou a 785 mil toneladas, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sonha em viver legalmente nos EUA? Veja como facilitar o visto

O aumento do rigor no combate à migração ilegal, implementada pelo presidente Donald Trump, não…

Maduro recorre a tema de Essequibo e desvia foco em eleições para Parlamento e governos estaduais | Mundo

Os venezuelanos voltam às urnas, neste domingo (25), na primeira votação desde a contestada eleição…

Tireoide e saúde mental: Quando o hormônio afeta o humor

Acervo Pessoal Você já sentiu que seu corpo não acompanha sua mente — ou vice-versa?…