Sinop, 25/01/2026 07:37

Cultivo do sorgo ganha espaço na safrinha 2026 em Mato Grosso

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o sorgo vive um dos momentos de maior expansão em Mato Grosso. Para a safra 2025/26, a área cultivada está estimada em 108,9 mil hectares, incremento de 13,44% em relação ao ciclo anterior. A produção segue a mesma tendência e deve atingir 388,7 mil toneladas, alta de 13,46% na comparação anual.

O levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) evidencia a rentabilidade da cultura e sua consolidação como alternativa ao milho.

A maior tolerância à seca, a estabilidade produtiva em janelas tardias e a demanda crescente da pecuária e do setor de biocombustíveis impulsionam a expansão do sorgo e reforçam seu papel na diversificação da safrinha mato-grossense.

Em Mato Grosso, o sorgo pode ser o “novo milho safrinha”, diante da necessidade de mitigar riscos, avalia Orlando Henrique Polato, CEO da Polato.

“O sorgo está deixando de ser uma cultura alternativa e passou a ocupar um espaço estratégico na segunda safra. O avanço se explica pelo baixo custo por hectare, menor exigência de fertilidade e pela evolução tecnológica das sementes”, afirma o CEO.

No Estado, a pecuária demanda sorgo para a ração, principalmente espécies com baixo tanino que o torna com maior digestibilidade para os animais.

“A comercialização do sorgo também é impactada pelo surgimento de usinas de biocombustíveis, que o utilizam como matéria-prima para produção de etanol em um processo semelhante ao do milho. Além disso, é amplamente utilizado como parte da ração para o gado com menor custo”, completa.

Na prática, ele observa que a demanda cresceu no Vale do Araguaia, Primavera do Leste, Paranatinga, Rondonópolis, Itiquira e no Vale do Guaporé, além do estado da Bahia.

As regiões foram impactadas pelo atraso no plantio e redução da janela da segunda safra.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cruzeiro x São Paulo decidem Copinha em reencontro histórico; confira

Cruzeiro x São Paulo entram em campo neste domingo (25/1), às 11h, no Pacaembu, para…

CazéTV bate a Globo e garante importante transmissão antes da Copa do Mundo Feminina 2027

A CazéTV terá uma novidade importante em sua programação. Neste domingo, 25 de janeiro, o…

Por que a montagem da tragédia ‘Medea’ é mais violenta na versão de Sêneca | Eu &

Sua presença em cena dura pouco mais de 15 minutos, mas a forte impressão que…