Sinop, 30/07/2025 15:21

Depois de três meses de alta, vendas no comércio caem em abril

As vendas no comércio caíram entre março e abril deste ano, depois de três meses de alta. Os números são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE.

A redução em abril foi de 0,4%, o que pode ser considerado estável após três resultados positivos seguidos. Segundo o instituto, isso se explica pelo resultado recorde de março, que foi o maior da série histórica iniciada no ano 2000.

O gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos, explicou que a inflação de alimentos continua alta, apesar de uma queda em abril. As vendas em hiper e supermercados tiveram impacto importante no resultado, pois puxaram o o índice para baixo, mas a massa salarial e a renda forte equilibraram.

As atividades que ficaram no negativo foram: combustíveis e lubrificantes; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; supermercados; alimentos, bebidas e fumo; e móveis e eletrodomésticos.

Por outro lado, cresceram as vendas de livros e papelaria; artigos de uso pessoal, que envolve lojas de departamentos e produtos esportivos; roupas e calçados e farmácia.

Na comparação com abril de 2024, o crescimento geral foi de quase 5% (4,8%). Já nos 12 meses encerrados em abril, o ganho foi de 3,4%, com 2,1% no acumulado do ano.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Escola de Governo abre inscrições para curso de gestão de documentos e SigaDoc

Ingrid Camolesi A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) por meio da Escola…

Astro do Barcelona, Lewandowski é alvo de clubes da Arábia Saudita

O atacante Robert Lewandowski despertou o interesse de clubes sauditas. Aos 36 anos, o jogador,…

Odete usa poder malígno contra Ivan após polêmica

Nos próximos capítulos de Vale Tudo, Odete Roitman (Débora Bloch) se revelará disposta a tudo…