Sinop, 05/02/2026 16:35

  • Home
  • Destaques
  • Descarte irregular é flagrado 10 dias após retirada de 340 t de lixo na Capital

Descarte irregular é flagrado 10 dias após retirada de 340 t de lixo na Capital

Após 10 dias da retirada de 340 toneladas de lixo, em um bolsão no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Reginaldo Teixeira, encontrou, nesta quinta-feira (27), a área já tomada novamente por uma grande quantidade de materiais descartados irregularmente. 

Francinei Marans

De acordo com Reginaldo, a reincidência preocupa o Executivo Municipal, que reforça quanto à necessidade de conscientização por parte dos cuiabanos, visto que trata-se de uma área afastada, que recebe grande fluxo de veículos e pedestres, tornando-se um dos locais mais críticos para o despejo irregular de resíduos na Capital.

“O descarte irregular de lixo é um problema recorrente em Cuiabá, e o caso do Santa Terezinha é um exemplo claro disso. Menos de 10 dias após a última limpeza, o local já estava novamente tomado por resíduos. Precisamos que a população colabore e faça a destinação correta do lixo, utilizando os serviços oferecidos pela Prefeitura. Além de prejudicar o meio ambiente e a saúde pública, essa prática é crime e pode resultar em multa. Nosso compromisso é manter a cidade limpa, mas isso só será possível com a conscientização e o apoio de todos”, frisou o diretor-geral da Limpurb.

Entre os materiais retirados do local há 10 dias estavam: sofás, sucatas de bicicletas, bags para ensacar areia e cascalho, carcaças de máquinas de lavar, geladeiras, latinhas, entulhos de obras, sucatas de veículos e lixo doméstico. 

Caminhões de recolhimento

Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte ilegal na cidade, sendo o do Santa Terezinha um dos mais problemáticos, inclusive com registros de aplicação de multas a infratores.

A fiscalização desses locais é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992. A legislação prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descarta lixo domiciliar ou materiais em áreas inadequadas, como ruas, terrenos baldios, rios, praças e demais espaços públicos ou privados não edificados.

Para evitar novas ocorrências, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza caminhões para o recolhimento de objetos inservíveis, garantindo a destinação correta dos materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são encaminhados as cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelos telefones (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Capital avança na renovação do transporte coletivo com 41 novos ônibus » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando na modernização do transporte coletivo urbano com a incorporação…

Nioh 3 vale a pena? Confira o review completo do novo jogo

Nioh 3, um action RPG, constrói uma narrativa a partir de um eixo central que…

Importação cai quase 10% em janeiro puxada por intermediários | Brasil

As importações surpreenderam na balança comercial brasileira do primeiro mês de 2026, com queda de…