Sinop, 30/07/2025 11:26

  • Home
  • Geral
  • Desembargadora do TJ e presidente da AMAM tomam posse na Academia Mato-grossense de Magistrados » Esportes & Notícias

Desembargadora do TJ e presidente da AMAM tomam posse na Academia Mato-grossense de Magistrados » Esportes & Notícias

A Academia Mato-grossense de Magistrados (AMA) empossou, na sexta-feira (25), suas mais novas imortais: a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Anglizey Solivan de Oliveira, que assumiu a titularidade da cadeira nº 10, cujo patrono é o advogado Arcílio Pompeu de Barros e que foi ocupada pelo desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, falecido em junho de 2024.

Também foi empossada a juíza de Direito e presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), Jaqueline Cherulli, que ingressou na AMA como acadêmica honorária.

A cerimônia foi presidida pelo presidente da AMA, juiz Antônio Horácio da Silva Neto, e teve como mestre de cerimônias o juiz e acadêmico Wanderlei José dos Reis.

“Os membros indicaram as novas acadêmicas pelos relevantes serviços prestados à magistratura, ao estudo jurídico e ao desenvolvimento de boas ideias e boas práticas para a sociedade mato-grossense. A desembargadora Anglizey e a juíza Jaqueline Cherulli dispensam apresentações por sua atuação como magistradas, e ambas trarão grande contribuição à academia”, enfatizou o presidente da AMA, Antônio Horácio da Silva Neto.

Para a desembargadora Anglizey, a posse na AMA é motivo de honra e gratidão, especialmente por ocupar a cadeira que pertenceu ao desembargador Paulo Lessa, a quem assessorou no início da carreira jurídica. “É muita honra e gratidão ocupar uma cadeira na AMA. A academia, ao lado da magistratura, é para mim uma fonte inesgotável de energia, saber e dedicação. Tenho muita satisfação em ocupar a cadeira do saudoso desembargador Paulo Lessa, a quem tive a honra de assessorar no início da minha carreira jurídica.”

A presidente da AMAM e agora acadêmica honorária da AMA, Jaqueline Cherulli, destacou a importância da Academia para a produção acadêmica e cultural, assim como para a valorização da magistratura mato-grossense. “É um sentimento indescritível ser empossada na AMA. É motivo de muita alegria e de grande responsabilidade por tudo o que a academia representa. Afinal, o Direito é vivo, e vivemos um tempo em que as mudanças e transformações ocorrem com grande velocidade. É maravilhoso termos na AMA um espaço onde se pode discutir o Direito, sua origem, evolução e as teses jurídicas.”

O juiz Wanderlei José dos Reis, acadêmico e diretor do Departamento de Cultura da AMA, também destacou a importância da posse das duas novas acadêmicas. “Hoje, a AMA está em festa com a posse das novas membras. A academia é um local de congraçamento do saber jurídico, de valorização da magistratura e de promoção do intelecto jurídico, com o lançamento de artigos, obras, promoção de encontros, enfim, é o fomento da cultura jurídica no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso.”

A noite histórica, realizada no Espaço Casa do Parque, em Cuiabá, contou com a presença de acadêmicos, magistrados, juristas, familiares e convidados, que prestigiaram a posse das magistradas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher comemora prêmio de loteria, mas valor é diferente do esperado

O que parecia uma boa notícia acabou se tornando um verdadeiro “milagre” da sorte para…

149 inscritos desafiam sistema eleitoral em Brasília

A edição de 2025 do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, também conhecido como…

Mãe é morta a tiros diante do filho, que também foi baleado em Cáceres

Assessoria PMMT Com os suspeitos foram encontrados um revólver calibre 38, 50 munições e três…