Apesar de ser celebrado em diferentes dias, o churrasco é homenageado com uma data especial no Brasil, na Argentina e também nos Estados Unidos. A tradição de assar a carne na brasa é um pouco diferente nesses países, mas com certeza o Brasil se destaca na arte da churrascada.
Por aqui, existe uma simbologia por trás do churrasco, principalmente relacionada a reunir a família e os amigos próximos no almoço de domingo. Personagens como o tio da churrasqueira já fazem parte do folclore suburbano. Mas mesmo presente em todo o território nacional, é claro que o Dia do Churrasco teria que ser instituído no Rio Grande do Sul.
Os gaúchos são reconhecidamente os melhores churrasqueiros do país. A data foi escolhida em homenagem ao dia 24 de abril de 1948, quando foi fundado o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em Porto Alegre. A data homenageia também o setor produtor de carnes no Brasil, que é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Entre selecionar os melhores cortes, os temperos, a temperatura do fogo, o ponto de cozimento da carne e diversos outros pontos, a arte do churrasco é complexa, mas já está na ponta dos dedos – e dos espetos – dos brasileiros. Ao lado de outras tradições como o futebol e o carnaval, não há nada tão brasileiro quanto um churrasco com a família.
*Sob supervisão de Victor Faverin