BannerWarner_ed1459
Imagem destaque

Novembro começa com más notícias para o mercado brasileiro.
O fim de semana, mais uma vez, foi decepcionante. Sem o lançamento de um grande blockbuster, os cinemas arrecadaram pouco mais de R$ 15 milhões a partir da venda de 725 mil ingressos, segundo dados estimados do Filme B Box Office Brasil.
Para colocar em contexto, a média dos fins de semana do ano até agora é de 1,5 milhão / R$ 33,6 milhões.
Com isso, O telefone preto 2 (Universal) e Se não fosse você (Paramount) mantiveram a liderança. Os dois acumulam 860 mil (R$ 16,9 milhões) e 368 mil (R$ 7,9 milhões), respectivamente. E tiveram boa sustentação, com queda na casa dos 20%.
A novidade mais procurada foi, na verdade, um relançamento: A noiva-cadáver (Warner), com 71 mil ingressos vendidos. A título de curiosidade, a animação abriu com 132,7 mil bilhetes em 2005, quando o fim de semana cinematográfico tinha três dias, e não quatro como hoje.
A segunda novidade mais procurada foi também uma animação: O Natal da Patrulha Canina (Paramount).
Terrores “invadem” circuito
O circuito contou ainda com a presença de novos terrores: Terror em Shelby Oaks (Diamond), Bom menino (Paris) e o brasileiro A própria carne (Jovem Nerd). Isso mesmo, o famoso grupo Jovem Nerd, que tem uma enorme base de fãs espalhada em seus sites, redes e canais no YouTube, aventurou-se pela primeira vez na distribuição cinematográfica, e o resultado foi interessante para um terror nacional: quase 18 mil ingressos vendidos. Lançado somente nos cinemas da Cinemark, o filme teve uma média de 209 espectadores por cinema, a melhor do fim de semana entre as 20 maiores bilheterias.
O agente secreto (Vitrine) teve novamente pré-estreias no sábado, quando levou 28 mil pessoas aos cinemas. Registrou, de longe, a maior média de público por sessão do top 10 (98 pessoas). Ótimo sinal para o thriller, que estreia esta semana já com uma bagagem de 57 mil espectadores.

Bilheteria fim de semana Brasil – 1459 – 29 – 2
seg, 2025-11-03 11:49 — crisdenik@filme…
BannerWarner_ed1458

Ranking Brasil – 1459 – 29 – 2
seg, 2025-11-03 11:51 — crisdenik@filme…
Fonte: Filme B Box Office
BannerHeaven_ed1457 a 1459

Romance lidera o pior fim de semana do ano nos EUA

Após estrear na segunda colocação, o drama romântico Se não fosse você alcançou o topo das bilheterias norte-americanas no fim de semana ao arrecadar US$ 8,1 milhões. A disputa foi acirrada com O telefone preto 2, que atingiu US$ 8 milhões, e o total dos filmes em cartaz, US$ 49,8 milhões, foi o valor mais baixo do ano inteiro. Na verdade, desde o fim de semana do Super Bowl de 2024 o mercado cinematográfico dos Estados Unidos não rendia tão pouco. Além da falta de filmes atrativos, o Halloween na sexta-feira e a final do principal campeonato de beisebol no sábado contribuíram para o recorde negativo das bilheterias. Nem Guerreiras do K-Pop rendeu desta vez, somando cerca de US$ 5,3 milhões segundo fontes não oficiais — a Netflix não divulga os números de seus lançamentos. E, assim como no Brasil, a “novidade” mais procurada foi um relançamento: o clássico De volta para o futuro, que gerou US$ 4,7 milhões em seu aniversário de 40 anos. No mundo, o filme nº 1 foi novamente o anime Chainsaw Man – O filme: Arco da Reze, que conquistou US$ 18,6 milhões e, no acumulado, já tem US$ 139 milhões. Pela primeira vez no ano um longa ocupou o primeiro lugar das bilheterias globais com menos de US$ 20 milhões de arrecadação.
Bilheteria fim de semana EUA – 1459 – 29 – 2
seg, 2025-11-03 10:59 — bethribeiro@fil…
Fonte: Box Office Mojo
UCI inaugura novas salas vip De Lux

A rede UCI Cinemas está completando 28 anos no Brasil, e anuncia a inauguração de duas salas vip De Lux no Shopping Plaza Sul (SP), as primeiras da região do Ibirapuera. As novas salas têm poltronas chaise-longue de couro, reclináveis eletronicamente e equipadas com mesas individuais. Além disso, um dos grandes destaques da unidade será a nova bombonière, que chega com um cardápio premium diverso e uma seleção de produtos disponíveis para todos os clientes do cinema, independentemente da sala escolhida, além das pipocas De Lux, também disponíveis para todos os clientes. Com 29 complexos no país e 237 salas, além de 25 salas vip De Lux 11 cinemas, a UCI Cinemas está presente em 14 cidades do país.
Previsão de abertura de Wicked: Parte II

O aguardado Wicked: Parte II (Universal) tem previsão de estrear com uma bilheteria de mais de US$ 115 milhões, segundo informação da NRG, empresa de pesquisa de mercado, ao The Hollywood Reporter (THR). O segundo filme da ambiciosa adaptação para o cinema sobre as bruxas de Oz estreia na América do Norte em 21 de novembro, no fim de semana anterior ao feriado de Ação de Graças, com estreia simultânea em todo o mundo. A empresa de pesquisa NRG também apresenta uma faixa de valores que sugere que a arrecadação pode se aproximar de US$ 120 milhões, segundo fontes que afirmam que o filme pode até ultrapassar essa marca, dependendo do nível de interesse e da visibilidade do público. Tal estimativa é baseada na pré-venda, bem à frente da do primeiro filme, embora a Universal e os cineastas estejam tentando controlar as expectativas, mantendo uma estimativa mais conservadora de US$ 115 milhões. No mesmo fim de semana do ano passado, a estreia de Wicked alcançou a marca recorde de US$ 112,5 milhões em seus três primeiros dias, o melhor resultado de todos os tempos para uma adaptação de um musical. A produção chegou a arrecadar quase US$ 750 milhões em todo o mundo, o que também representa o melhor resultado de todos os tempos para uma adaptação de um musical da Broadway, gênero que tem se mostrado um desafio para Hollywood.
O boom da animação na China

Matéria no THR destaca que a animação tem sido um dos principais motores do rápido desenvolvimento da indústria cinematográfica da China nas últimas duas décadas, e os últimos 12 meses mostraram até onde essa forma de arte conseguiu chegar. Claro que grande parte da atenção tem se concentrado no impressionante sucesso de bilheteria de Ne Zha 2, que se tornou o maior sucesso de animação de todos os tempos, superando Divertida mente 2, da Pixar, com uma bilheteria estimada em mais de US$ 2,2 bilhões em todo o mundo. Além de Ne Zha 2, houve outros sucessos ao longo de 2025 que demonstraram o alcance criativo da animação chinesa contemporânea, entre os quais Boonie Bears: Future Reborn (US$ 102 milhões em bilheteria mundial) – o mais recente filme de uma franquia infantil de 11 filmes, que já arrecadou US$ 1,2 bilhão – e Nobody, produzido pelo Shanghai Animation Film Studio, que faturou cerca de US$ 153 milhões nas bilheterias americanas. A indústria cinematográfica chinesa está em ascensão, com a bilheteria atingindo US$ 6,1 bilhões, um aumento de 18,98% em relação ao ano anterior, e já mais de US$ 181 milhões acima do total de 2024. O número de espectadores em todo o país também tem aumentado, chegando a 1,035 bilhão, um aumento de 19,39% em relação ao ano anterior, e superando o número total de espectadores em 2024 em 25,28 milhões, de acordo com a China Film Group Corporation.
Bilheteria EUA: pior resultado em 27 anos
A receita de bilheteria de outubro de 2025 nos EUA deve fechar em torno de US$ 425 milhões – o pior resultado em 27 anos (excluindo outubro de 2020, auge da pandemia). A informação é da Comscore. A última vez que outubro registrou um valor tão baixo foi em 1997, quando a receita total foi US$ 385,2 milhões, sem ajuste pela inflação. A programação de outubro sempre foi historicamente uma oportunidade para os estúdios e demais distribuidores darem uma pausa após a temporada de grandes lançamentos do verão americano e se prepararem para as festas de fim de ano. Mas, à medida que o calendário ficava mais cheio mais para a frente, os estúdios começaram a apostar nos meses de menor movimento e a lançar filmes de maior destaque em outubro.
Mas o que deu errado desta vez? Foi uma tempestade perfeita: produção insuficiente causada pelas greves dos trabalhadores, um agosto péssimo e um setembro relativamente fraco. Além disso, muitos lançamentos de outubro simplesmente não agradaram ao público em geral, como Tron: Ares e Smashing Machine. O analista da Comscore, Paul Dergarabedian, afirma que houve uma falta de impulso geral após um agosto desastroso e um setembro fraco. “Agora, a pressão está sobre os lançamentos do início a meados de novembro, incluindo Predator: Badlands e The Running Man, para preencher a lacuna entre este período relativamente lento e o período de grandes lançamentos do feriado”, diz ele, referindo-se a Wicked: Parte II (21 de novembro) e Zootopia 2 (26 de novembro).
Todos estão torcendo para que novembro e dezembro fortes ajudem a melhorar este quadro, para que a receita doméstica do ano não fique atrás dos US$ 8,9 bilhões do ano passado. Caberá aos filmes do feriado de Ação de Graças, juntamente com os títulos natalinos, como Avatar: Fogo e cinzas e o próximo filme do Bob Esponja – ambos em 19 de dezembro –, sustentar as bilheterias. Mas ninguém está fazendo previsões ousadas, mesmo com Avatar a caminho. Haverá uma vitória estrondosa ou apenas cinzas? Dergarabedian afirma: “Há muitas variáveis.” Nesta terça-feira, o Filme B publica os números de outubro e acumulados nos cinemas no Brasil.
Downtown divulga cena de Agentes muito especiais

Em homenagem ao aniversário de Paulo Gustavo, que nasceu em 30 de outubro, a Downtown Filmes está divulgando uma cena inédita da comédia Agentes muito especiais, baseada em ideia original de Paulo Gustavo e de Marcus Majella, que protagoniza o filme ao lado de Pedroca Monteiro. Com direção de Pedro Antonio, o longa acompanha a saga dos policiais Jeff (Majella) e Johnny (Pedroca Monteiro), na tentativa de entrar para a unidade de elite da polícia do Rio de Janeiro. Na cena, a dupla encara a missão de se infiltrar em uma penitenciária para investigar uma quadrilha perigosa. Os recém-chegados são recebidos com dureza pela agente penitenciária, interpretada por Ju Amaral, irmã de Paulo Gustavo. Agentes muito especiais é uma produção da Migdal Filmes, A Fábrica e Na Paralela Filmes, em coprodução com a Globo Filmes. A estreia nos cinemas é no dia 8 de janeiro de 2026, com distribuição Downtown Filmes.
Cinemark vai reexibir Wicked e Cálice de Fogo

A Cinemark traz de volta aos seus cinemas a magia de Oz e dos bruxos de Hogwarts. Em celebração ao lançamento da sequência Wicked – Parte II, Glinda e Elphaba retornarão às telas em sessões limitadas do primeiro Wicked. Além disso, a Cinemark também celebra os 20 anos do lançamento do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo com reexibição do longa em data única. A iniciativa integra o Cinemark Replay, selo que consiste no relançamento de grandes sucessos e clássicos do cinema. Wicked retorna nos dias 16 e 19/11 em sessões 2D e 3D. Já o quarto filme da franquia Harry Potter terá uma data única de exibição, 15/11, com sessões 2D e D-BOX. A pré-venda de ingressos já está disponível no app, site, bilheteria e ATM da Rede.
Paramount vai ancorar no novo 1888 Studios

A Paramount está chegando à cidade de Nova Jersey em uma iniciativa que visa capitalizar os generosos subsídios locais para Hollywood. Com um contrato de arrendamento de 10 anos, a Paramount ocupará aproximadamente 26.500 m² do extenso complexo de produção da 1888 Studios, que oferece mais de 1,1 milhão de pés quadrados de espaço para produção, distribuídos em 23 estúdios de gravação, todos com pé-direito de 12 metros, além de espaços de apoio e pós-produção, escritórios e um backlot, entre outras instalações. A Paramount será uma das principais inquilinas e poderá receber um crédito fiscal de até 40% para filmes e programas de TV filmados no estado, caso sua solicitação seja aprovada. A mudança ocorre em meio à rápida ascensão de Nova Jersey como um polo de produção. A cidade está programada para ser a próxima grande base da Netflix, que iniciou as obras no início deste ano para construir uma enorme unidade de produção de US$ 848 milhões.
Disney conclui acordo de fusão da Hulu com a Fubo

A Disney e a Fubo anunciaram a conclusão do acordo que une as operações da Hulu + Live TV à Fubo (streaming esportivo), com a Disney detendo uma participação de 70% na nova empresa, de acordo com o Variety. A fusão recente da Fubo com a Hulu + Live TV cria a segunda maior provedora de TV paga virtual nos EUA, com quase seis milhões de assinantes na América do Norte. Fica atrás apenas do YouTube TV do Google, que estima-se ter mais de 10 milhões de assinantes pagantes e que atualmente trava uma disputa com a Disney pela renovação de seus contratos de distribuição. Como parte do acordo, o grupo de vendas de publicidade da Fubo passará a integrar a organização de vendas de publicidade da Disney. A empresa resultante da fusão terá acesso a um empréstimo a prazo de US$ 145 milhões que a Disney se comprometeu a fornecer à Fubo em 2026 como parte da transação.