O ex-assessor sênior do presidente Donald Trump (Estados Unidos) Jason Miller comentou no X (ex-Twitter) nesta segunda-feira (21/7) postagem da conta do Supremo Tribunal Federal (STF) com o esclarecimento do ministro Alexandre de Moraes a respeito do alcance da decisão que proíbe o ex-presidente Jair Bolsonaro de usar as redes sociais.
“Inacreditável. Alexandre de Moraes NOVAMENTE leva todo o ‘crédito’ pela perseguição política contra o presidente Jair Bolsonaro. Moraes quer que o mundo inteiro saiba que ELE governa o Brasil, não Lula”, escreveu ao compartilhar a nota do STF.
Após Bolsonaro cancelar entrevista ao portal Metrópoles por temer ser preso, Moraes reafirmou em decisão que “a medida cautelar também inclui transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer plataforma de rede social em contas de terceiros.”
Mesmo com impedimento de seus pronunciamentos serem replicados nas plataformas por terceiros, o ex-presidente falou com jornalistas na Câmara dos Deputados no fim da tarde de segunda após reunião com parlamentares de oposição ao governo Lula (PT).
Correligionários e imprensa divulgaram suas falas nas redes, nos sites noticiosos e em emissoras de tevê e rádio. O ministro do Supremo avaliou as publicações como descumprimento da cautelar e deu 24 horas para a defesa do ex-mandatário se explicar, sob pena de Bolsonaro ser preso.