Sinop, 19/04/2025 08:49

Em retaliação, EUA impõem sobretaxa de 104% sobre produtos chineses

Na guerra comercial entre Estados Unidos e China, o presidente Donald Trump dobra a aposta e impõe uma taxa de 104% sobre os produtos chineses. A confirmação do governo americano veio no início da tarde de hoje (8), por meio de um comunicado oficial da Casa Branca, após a China não desistir da retaliação aos Estados Unidos dentro do prazo estabelecido por Trump.

A medida, que começa a valer a partir de amanhã (9), elevará em 50% a taxação sobre produtos importados da China para os Estados Unidos. Somada a outras tarifas aplicadas desde o início do ano, a nova cobrança chega a 104%.

A ofensiva americana busca forçar um diálogo entre os dois países. Mas, mesmo antes da confirmação da sobretaxa, a China já havia declarado que não cederia à pressão de Donald Trump e manteve a retaliação de 34% em cima dos produtos americanos. Além disso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afirmou que os chineses estão dispostos a lutar até o fim, caso os americanos insistam em intensificar o conflito comercial e tarifário.

Segundo especialistas, a imposição americana e a reação chinesa indicam dois caminhos possíveis: uma nova rodada de sanções ou uma negociação forçada entre os dois países. Além disso, a guerra tarifária pressiona outros países à tomada de posição: enfrentar ou não os Estados Unidos. Segundo a Casa Branca, cerca de 70 países já entraram em contato para iniciar uma negociação com Trump. Entre eles, alguns asiáticos, como Japão e Coreia do Sul.

Por outro lado, o presidente da França, Emmanuel Macron, diz não desejar o caos, mas promete responder as tarifas fixadas em 20%, caso não haja negociação. Na América Latina, a Venezuela antecipou hoje que vai decretar emergência econômica após ter seus produtos taxados em 15% pelo governo americano. Na decisão, que será detalhada nesta quarta-feira (9), o presidente Nicolás Maduro promete enfrentar o que chamou de “guerra comercial do mundo”.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Juliana, ex-The Noite, cita Dani Calabresa x Marcius Melhem ao expor Danilo Gentili

Juliana Oliveira, ex-The Noite, deixou muito claro em seu desabafo sobre o caso Otávio Mesquita…

Calderano vence chinês e vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa

O brasileiro Hugo Calderano segue fazendo história para o país no tênis de mesa. Ele…

Safo, poeta grega que viveu na Ilha de Lesbos, inspira relatos sobre mulheres pioneiras

Selby Wynn Schwartz recria biografia de celebridad… Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia