Sinop, 04/10/2025 05:12

  • Home
  • Destaques
  • Em revés para Milei, Congresso revoga veto a fundos para universidades

Em revés para Milei, Congresso revoga veto a fundos para universidades

O presidente argentino Javier Milei sofreu nessa quinta-feira (2/10) um novo revés político. O Senado derrubou dois vetos do governo e manteve leis que ampliam os fundos para universidades e hospitais pediátricos, em meio à turbulência financeira e à proximidade das eleições legislativas no fim de outubro.

Por ampla maioria, os parlamentares rejeitaram o veto à chamada “emergência pediátrica” — com 59 votos contra 7 — e ao aumento do financiamento universitário, que obteve 58 votos a 7.

A decisão representa um golpe à política de Milei, que tem sido marcada por cortes profundos em áreas sociais.

As medidas aprovadas preveem a atualização do orçamento universitário segundo a inflação desde 2023 e o reajuste dos salários de docentes e administrativos. Também estabelecem a destinação de verbas extras ao Hospital Garrahan, principal centro pediátrico de alta complexidade da Argentina e referência regional.

“No hay plata”

Milei, que repete o lema “No hay plata” — “Não tem dinheiro”—, justificou os vetos como parte de sua estratégia de ajuste fiscal. Desde que assumiu, em dezembro de 2023, o presidente reduziu a inflação anual de 211% para 118% em 2024, e conseguiu limitar a alta dos preços a 20% nos primeiros oito meses de 2025.

O custo, entretanto, recaiu sobre universidades e hospitais.

A oposição acusa o governo de negligenciar direitos básicos. “Milei nunca fala de saúde nem de educação, só do risco-país e do risco monetário”, afirmou o senador opositor Martín Lousteau.

O revés parlamentar ocorre em um momento sensível para o governo, que enfrenta instabilidade cambial e denúncias de corrupção. A três semanas das eleições legislativas, Milei busca mostrar que ainda tem força para implementar sua agenda liberal, mas o resultado no Congresso reforça a resistência à sua política de cortes sociais.

Argentina conta com ajuda norte-americana

Nesta semana foi anunciado, que Milei irá se reunir com o presidente dos Estados Unidos, em 14 de outubro. O encontro acontecerá na mesma semana em que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) realizam reuniões em Washington.

O principal tema da agenda será a negociação de um apoio financeiro de US$ 20 bilhões à Argentina, por meio de uma “linha de swap” — mecanismo de troca de moedas entre bancos centrais que oferece liquidez em dólares e ajuda a estabilizar o câmbio. A medida foi anunciada pelo secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Na prática, o instrumento permitirá ao Banco Central argentino acessar dólares de forma temporária, reforçando suas reservas e garantindo maior estabilidade à economia sem recorrer a empréstimos convencionais.

1 de 4Tomas Cuesta/Getty Images
2 de 4Chip Somodevilla/Getty Images
3 de 4

Presidente da Argentina, Javier Milei

Gabriel Luengas/Europa Press via Getty Images

4 de 4

Javier Milei

Mario De Fina/NurPhoto via Getty Images

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lenovo Tab M9 com 4 GB de RAM e 46% OFF em oferta antes do Dia das Crianças • Tecnoblog

O tablet Lenovo M9 está em promoção no Mercado Livre por R$ 702 no Pix…

Bebê de 11 meses é agredida pelo próprio pai em Lucas do Rio Verde

Freepik Uma bebê de apenas 11 meses foi agredida pelo próprio pai, que teria batido…

Brasil ainda pode se classificar na Copa do Mundo sub-20. Saiba como

A situação da Seleção Brasileira está complicada na Copa do Mundo sub-20. Após a derrota…