Na última terça-feira (22/7), o embaixador e a embaixatriz do reino da Bélgica no Brasil, Peter Claes e Alexandra Costa, abriram as portas de sua residência oficial, em Brasília, para celebrar a Data Nacional Belga. Prestigiado por convidados especiais, entre eles o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin; além de diplomatas e compatriotas, o evento foi marcado por homenagens, despedidas e um serviço gastronômico requintado.
Comemorado em 21 de julho, o Dia Nacional da Bélgica contempla a posse do primeiro rei dos belgas, Leopoldo I, em 1831. Simboliza, também, o nascimento do Estado belga moderno, após a independência conquistada em 1830.
Até hoje, esse momento histórico é lembrado e celebrado orgulhosamente com desfiles, atividades culturais, concertos e fogos de artifício, que reforçam o sentimento de unidade nacional em um país marcado pela diversidade cultural e linguística.
“Desde o seu reinado, a Bélgica independente desenvolveu-se, com grande continuidade, como um país aberto, liberal, tolerante, democrático e próspero”
Peter Claes, embaixador do reino da Bélgica no Brasil

A noite festiva ainda condecorou Jean-François Timmers, representante da WWF Brasil, com o título de Cavaleiro da Ordem da Coroa. A honraria, concedida pelo reino da Bélgica, reconhece sua memorável atuação em defesa do meio ambiente e seu apoio às iniciativas da embaixada.
Despedida
Em tom de despedida, a comemoração da terça-feira também marcou a última recepção oficial do embaixador Peter Claes, que encerrará sua missão no Brasil e se tornará conselheiro diplomático do rei Filipe da Bélgica. Ao lado da esposa, Alexandra Costa, ele promoveu ativamente o fortalecimento das relações entre as nações, com ênfase em temas como sustentabilidade, cultura, comércio e direitos humanos.
“Em poucos dias, minha família e eu deixaremos o Brasil, após o término do meu mandato de três anos. É hora de refletir, precisamente, sobre a diferença que consegui fazer para melhor em nossas relações. Fiz isso e cheguei à conclusão de que, apesar de todas as nossas realizações e sucessos, as coisas que importam e que tornam tudo possível são o trabalho em equipe e as parcerias”, declarou Claes.
O anfitrião acrescentou que, durante o comando da embaixada, teve o privilégio de viajar para vários estados brasileiros, o que possibilitou descobertas positivas e encorajadoras que reforçaram a sua certeza de que o Brasil é, realmente, um grande país “em todos os sentidos”.

“É um país tão único, mas ao mesmo tão próximo do meu. Um país lindo, com pessoas maravilhosas. E vou levar comigo experiências e memórias fantásticas que permanecerão conosco pelo resto da nossa vida. O Brasil vai nos fazer falta”, comentou.
Relacionamento belgo-brasileiro
Presente no evento, a secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luisa Escorel de Moraes, discursou sobre o relacionamento belgo-brasileiro, que, segundo ela, é “exemplo de como parcerias produtivas podem abrir as portas, inclusive, para a conquista de terceiros mercados”.
“É forçoso referir-se ao fato de que Brasil e Bélgica conquistaram suas independências no mesmo período histórico em meados do século XIX. Desde então, nossas nações têm compartilhado caminho sempre próximo de colaboração em diferentes áreas. Da defesa da democracia e do multilateralismo aos interesses concretos na área econômica, no comércio e nos investimentos, são múltiplos e diversos os laços que nos unem”, enfatizou.

A embaixadora também fez menção aos laços humanos que conectam os dois territórios. “A Bélgica é o lar escolhido por expressiva comunidade brasileira, composta por cerca de 50 mil pessoas que, juntamente com os milhares de belgas residentes no Brasil, contribuem enormemente para a aproximação entre nossos países”, destacou.
Confira as fotos da noite de celebração da Data Nacional Belga, pelo olhar de Gustavo Lucena:











































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.