Redação/Folhamax
Várzea Grande/MT
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que o técnico de enfermagem Hélcio José dos Santos, de 52 anos, pegou alguns medicamentos na farmácia do Hospital Metropolitano de Várzea Grande/MT e entrou no banheiro onde foi encontrado morto, na tarde da última segunda-feira (21), em Várzea Grande. Ao lado do corpo dele havia seringas que são utilizadas para injetar remédios.
Conforme o secretário, garavações internas do hospital mostram o profissional entrando no banheiro na noite do último domingo (20). O corpo de Hélcio foi localizado mais de 20 horas depois, quando já havia ocorrido a troca de equipes. Ele estava sentado no vaso sanitário.
Danieli dos Santos, filha dele, acusa a unidade hospitalar de negligência. Segundo ela, o pai permaneceu desaparecido por 20 horas, e os colegas de plantão trocaram de turno sem registrar seu desaparecimento.
“O banheiro estava trancado e precisou ser arrombado. Quando o foi, encontramos o técnico de enfermagem, infelizmente, já morto dentro do banheiro. As câmeras mostram que, na noite anterior, às 19h30, ele saiu da UTI, foi até uma farmácia dentro do hospital, pegou medicamentos e foi para o banheiro. Depois disso, não há mais registros. As causas estão sendo apuradas pelos órgãos competentes. Não podemos adiantar informações. No ambiente, havia seringas, mas não sabemos qual medicamento foi utilizado”, afirmou Gilberto Figueiredo.
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) vai acompanhar a investigação. Por meio de nota reforçou, o Coren citou a necessidade de esclarecimento dos fatos, especialmente por se tratar de uma morte ocorrida em ambiente de trabalho.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que a constatação da morte foi feita após o arrombamento da porta do banheiro, que estava trancada. O profissional prestava serviço para uma empresa contratada pela unidade.
A Pasta afirma que imediatamente após a constatação do óbito, o Hospital Metropolitano acionou a Politec, que já realiza a perícia. Até o momento, não há indício de que o servidor tenha sido vítima de violência.As causas da morte serão investigadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que foi acionada pela direção do hospital.
NOTA
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) lamenta, com profundo pesar, a morte do técnico de Enfermagem Hélcio José dos Santos, ocorrida nesta segunda-feira (21), no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande/MT. O profissional foi encontrado sem vida em um dos banheiros da unidade, onde atuava na UTI, por meio de empresa terceirizada.
De acordo com informações preliminares divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), não há indícios de violência. As causas da morte serão investigadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que foi acionada pela direção do hospital.
O Coren-MT acompanhará as apurações sobre o caso e reforça a necessidade de esclarecimento dos fatos, especialmente por se tratar de um óbito ocorrido em ambiente de trabalho.
Neste momento de dor, o Conselho se solidariza com familiares, colegas de profissão e amigos do profissional.