Sinop, 07/12/2025 08:58

  • Home
  • Destaques
  • Escola Municipal Caminho para o Futuro promove oficinas que ampliam o aprendizado

Escola Municipal Caminho para o Futuro promove oficinas que ampliam o aprendizado

Buscando promover um espaço de integração, que contribui com o aprendizado e com o desenvolvimento pessoal e enriquecimento cultural dos estudantes do período integral, a Escola Municipal Caminho para o Futuro de Lucas do Rio Verde, com apoio da Secretaria de Educação, promove diversas oficinas. Dentre as ofertas estão as aulas de ballet, violão, capoeira, maculelê, artesanato e técnicas de desenho, jogos e brincadeiras.

“As crianças passam oito horas na escola, e as oficinas tornam esse período mais prazeroso, permitindo que o aprendizado aconteça de forma lúdica e dinâmica. Além disso, contribuem para o desenvolvimento social e cultural dos alunos, oferecendo-lhes um diferencial importante para a vida”, destaca a coordenadora pedagógica, Elenirce Soares.

Na oficina de Jogos e Brincadeiras, por exemplo, os estudantes desenvolvem raciocínio lógico e linguagem, bem como habilidades socioemocionais e capacidade de trabalhar em grupo, por meio de jogos educativos e recreativos. “Aqui na oficina eles aprendem a se concentrar, trabalhar em grupo e lidar melhor com a frustração. Sempre incentivamos a participação e mostramos que tudo bem não acertar de primeira — o importante é tentar de novo”, conta a professora de Jogos e Brincadeiras, Keytyny Aranda.

Além disso, os alunos exploram diferentes formas de expressão, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, memória, ritmo e criatividade, enquanto fortalecem a cooperação, a autoconfiança e a sensibilidade artística nas oficinas de violão, balé, capoeira, maculelê, artesanato e técnicas de desenho.

A aluna Tamires da Hora conta que aprendeu a tocar violão na oficina oferecida pela escola e que sonha em se tornar professora quando crescer. “Gosto de aprender os novos acordes e as músicas que o professor ensina. Escolhi participar dessa oficina porque pode me ajudar no futuro, já que quero ser professora de violão.”

Para o estudante João Victor Ferraz, a melhor parte da oficina de capoeira é o jogo. “Aprendemos diferentes estilos de vida, defesa pessoal e nos divertimos com as histórias e músicas.”

Com iniciativas como essas, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com uma educação integral, que une aprendizado, cultura e convivência. As oficinas ampliam as possibilidades de desenvolvimento dos estudantes e contribuem para formar cidadãos mais criativos e confiantes.


11

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem fica ilhado e é resgatado pelos Bombeiro ao tentar atravessar o Teles Pires a nado

Volume do rio está elevado por causa das chuvas e aumenta risco de afogamentos A…

Epic Games libera jogo grátis no celular! Resgate agora no Android (07)

Além da possibilidade de obter jogos na plataforma de PC sem precisar gastar um real,…

Homem de 50 anos é encontrado degolado próximo de frigorífico

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Um homem de…