Gabriel Bortoleto, estreante na principal categoria de automobilismo, fez um final de semana na Hungria que chamou a atenção. No circuito de Hungaroring, o brasileiro conquistou o seu melhor resultado em sua breve carreira na Fórmula 1.
No domingo (3/8), Bortoleto ficou na 6ª posição e conquistou o melhor resultado de um brasileiro na Fórmula 1 desde 2017. Durante a corrida, Gabriel tentava ultrapassar Fernando Alonso, mas a experiência do espanhol sobressaiu e o 5º lugar ficou com o piloto mais experiente.
Em entrevista após a corrida, Alonso destacou a qualidade do piloto brasileiro, disse que Bortoleto é o melhor novato da geração e que se fosse inglês, receberia mais atenção pelos seus feitos. Confira a fala do espanhol:
“BORTOLETO É O MELHOR NOVATO DESSA GERAÇÃO”
“Eu acredito que se fosse inglês ou algo assim, no P6 com uma Sauber, seria primeira página em todos os jornais amanhã…”
HABLA MESMO DON FERNANDO🔥pic.twitter.com/w8U1n3x0Oy
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) August 3, 2025
E o reconhecimento veio. Gabriel Bortoleto foi eleito o piloto do dia no GP da Hungria e chamou a atenção da mídia internacional. O jornal espanhol Marca destacou a consistência do piloto de 20 anos e elogiou o que o brasileiro tem feito com a Sauber.
“Ele teve o pior carro no começo do ano e o pior companheiro de equipe possível, um osso duro de roer como Hulkenberg, mas longe de desmoronar, ele é uma verdadeira força em consistência e já tem 14 pontos, 4 a mais que Tsunoda com uma Red Bull.”, escreveu o jornal Marca.

Gabriel Bortoleto fez melhor resultado do Brasil na F1 desde 2017
Jayce Illman/Getty Images

Fernando Alonso disse que Gabriel Bortoleto é o melhor estreante da Fórmula 1
Gabriele Lanzo/Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images

Gabriel Bortoleto conquistou a sexta posição no GP da Hungria
Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
Outro portal a comentar sobre a performance do brasileiro foi a revista alemã Auto Motor und Sport, que deu a nota 10 para o Gabriel Bortoleto. No texto, foi destacado a capacidade do brasileiro de aprender e já por em prática o conhecimento adquirido.
“Seu aluno, Gabriel Bortoleto, também conquistou a nota máxima em Budapeste. O brasileiro está cada vez melhor. Sétimo lugar na largada, sexto na chegada. Bortoleto está se tornando um rival de Hülkenberg. E a sensação é de que ele está aprendendo constantemente e aplicando imediatamente o que aprendeu. Já se pode dizer: 2025 é um bom ano para estreantes.”, escreveu o portal alemão Auto Motor und Sport.
Após o GP da Húngria, Gabriel Bortoleto conquistou o seu 14° ponto na temporada e alcançou a 17ª posição. Agora, os pilotos terão férias de mais de 20 dias até a próxima corrida. A Fórmula 1 volta no dia 29/8, no Circuito de Park Zandvoort, na Holanda.