O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), minimizou as articulações do senador Jayme Campos (União) com a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e reafirmou que, neste momento, não há possibilidade de aliança política com a parlamentar, que se posiciona como oposição ao governo Mauro Mendes.
“O Jayme é senador da República, maior de idade, tem sua independência, ele pode conversar com quem ele quiser. Cada um conversa com quem acha que vai agregar valor naquela sua decisão. Se o Jayme quer conversar com Janaina, a gente respeita. Não vai ter problema nenhum”, afirmou Fábio.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Apesar da movimentação, Garcia destacou que decisões dentro de partidos são tomadas coletivamente dentro da sigla. “A decisão dentro de um partido político é tomada pela maioria da executiva. Vai chegar um momento em que todas essas conversas que estão acontecendo vão desembocar em algum tipo de proposta”, disse.
Sobre uma eventual aliança entre o grupo governista e a deputada Janaina Riva, o secretário foi direto: “Ela é oposição ao governo e, portanto, é oposição ao meu grupo político. Se ela permanecer com essa posição, obviamente que não”.
Questionado sobre a aproximação entre Jayme e Janaina, Fábio alega que diálogo político não significa aliança formal. “Eu não sei qual é a conversa de estar ou não com ela em 2026. Conversar não quer dizer que está. Se ele fez acordo pra trocar pesquisa, isso não é aliança política. Aliança política se faz com acordos partidários”, concluiu.
VEJA VÍDEO: