Sinop, 20/07/2025 21:00

  • Home
  • Super Fato MT
  • Falta de profissionais agrava crise no Hospital Regional de Sorriso, alerta SISMA

Falta de profissionais agrava crise no Hospital Regional de Sorriso, alerta SISMA

A falta de profissionais da saúde no Hospital Regional de Sorriso está gerando uma crise sem precedentes e colocando em risco o atendimento à população. O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA) voltou a cobrar do Governo do Estado a convocação urgente dos aprovados em concurso público para suprir o déficit de pessoal nas unidades hospitalares.

O presidente do sindicato, Carlos Mesquita, afirma que o diálogo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem sido constante, mas ainda sem resposta efetiva. “Estamos com muitos servidores se aposentando e a demanda é muito grande. Precisamos que o governo se sensibilize e veja além da estrutura física dos prédios. É imprescindível a contratação de profissionais para garantir o atendimento”, pontuou.

A situação crítica no hospital foi tema de reportagens dos sites PNB Online e JKNotícias.com, que alertaram para o colapso iminente da unidade em razão da falta de médicos e enfermeiros. A diretora da unidade, Ivone Carvalho, enviou um documento à SES na quinta-feira (16/07), apontando a morosidade na reposição de profissionais que se aposentam ou falecem.

Segundo ela, a sobrecarga sobre os poucos servidores em atividade coloca vidas em risco. O hospital já bloqueou 27 leitos – entre pediatria, clínica cirúrgica e clínica médica – e há risco de fechamento de três leitos na UTI Neonatal por falta de enfermeiros especializados. De um total de 143 leitos registrados, apenas 116 estão ativos.

A direção do hospital afirma que já foram feitas diversas notificações à SES, ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e ao Núcleo de Segurança do Paciente. Carlos Mesquita ressalta que a crise não se restringe ao município de Sorriso. “O déficit da Secretaria de Estado de Saúde é de cerca de 7 mil servidores em todo o estado. A saúde pede socorro”, alertou.

Em nota ao site PNB, a SES informou que está analisando a solicitação e avaliando a viabilidade da contratação de novos profissionais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Empresas americanas discordam da tarifa de 50% ao Brasil

O governo brasileiro ganhou reforço importante nas negociações para tentar reverter a tarifa de 50%…

Flamengo lamenta morte de Preta Gil, torcedora rubro-negra declarada

O Flamengo homenageou, por meio das redes sociais, Preta Gil, que faleceu neste domingo (20/7).…

Biodiversidade de Mato Grosso é destaque em feira de aves

Com um dos maiores potenciais de biodiversidade do Brasil, Mato Grosso participou da Global BirdFair…