Sinop, 06/09/2025 20:11

  • Home
  • Geral
  • Fanfarras integram programação de 7 de Setembro após 12 anos paradas » Esportes & Notícias

Fanfarras integram programação de 7 de Setembro após 12 anos paradas » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá reativou o projeto de ensino musical através das fanfarras nas escolas municipais e parte do trabalho poderá ser conferido no desfile de 7 de Setembro, que acontecerá a partir das 8h na Avenida Getúlio Vargas. Cerca de 260 pessoas estão envolvidas, entre estudantes, professores e os pais que participarão do desfile. A reativação das fanfarras conta com o apoio do prefeito Abilio Brunini e a parceria dos secretários municipais de Cultura, Johnny Everson e o de educação, Amauri Monge, tendo a previsão de ser ampliado para outras 20 escolas da rede municipal de Cuiabá.

Trinta e cinco meninas assistidas pelo Programa Simininas na unidade do bairro Chácara dos Pinheiros também estarão integrando o grupo municipal no desfile. Elas estarão divididas em grupos, algumas caracterizadas com vestimentas do Siriri, representando essa cultura regional, outras carregando faixas, representando o coral, levando o nome das 16 unidades do projeto e vestidas de bailarinas.

Para os admiradores que não gostam de perder nada, a programação começa desde às 7h30, com o hasteamento das bandeiras na Praça Alencastro e as 7h45 a revista da tropa pelo general de brigada. Lembrando que domingo o transporte público é gratuito.

“Vamos celebrar a Independência do Brasil de uma forma ainda mais especial. Depois de 12 anos, as fanfarras estão de volta às ruas de Cuiabá, integrando a programação deste 7 de Setembro. A música, o civismo e a cultura se encontram neste momento, mostrando que a educação vai além da sala de aula: ela também forma cidadãos através da arte e da disciplina”, destacou o prefeito Abilio Brunini.

Ele também destacou o empenho dos professores, que com dedicação têm feito o projeto florescer novamente, e a participação dos estudantes, que são os protagonistas dessa retomada. “E aos pais, que abraçaram a ideia e vão participar com os filhos, fortalecendo ainda mais o vínculo entre família e escola”.

Em relação as fanfarras, uma das bandas é a Batak, da Emeb Ana Teresa Arcos Krause, localizada no bairro Jardim Industriário II. Fundada em 2007 como banda de percussão, tornou-se banda musical em 2013, adicionando instrumentos de sopro. É composta por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo regência do professor e maestro Josemar Augusto Castro da Silva.

Além dos 45 estudantes de instrumentos musicais, a escola participará com 40 integrantes na coreografia, 15 estudantes do Siriri, 25 servidores da escola e 25 pais/mães que representarão as famílias.

Outra é a banda de Percussão Marcial com Escaletas, da Emeb Francisca Figueiredo Arruda Martins, do bairro Jardim Eldorado. A escola teve o projeto piloto implantado este ano, graças a sensibilidade do prefeito Abilio Brunini. Conta com 45 alunos, em instrumentos de trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão, sob regência do professor Luender Bruno S. Almeida.

A escola já se diferencia como ponto de referência no bairro Jardim Eldorado e bairros adjacentes, pelo atendimento diferenciado que proporciona à sua comunidade.

Para o desfile contará com 40 integrantes na banda musical, 5 no pelotão cívico, 5 representando o Siriri, 34 servidores (incluindo o maestro) e 20 pais/mães.

REDE ESTADUAL

Também participam do evento 25 escolas da rede estadual de ensino, entre elas unidades regulares, escolas militares e cívico-militares, que irão levar para a avenida as suas fanfarras.

Além da rede pública de educação, desfilam também o Exército Brasileiro, a Marinha, as forças policiais, o Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições civis e militares.

TRANSPORTE GRATUITO

No domingo, conforme já decretado pelo prefeito Abilio Brunini, o transporte público é gratuito em Cuiabá. Basta ter o cartão transporte para registro da gratuidade na catraca.

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já fez os ajustes no transporte coletivo garantindo o reforço de ônibus para atender a população.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O plantio de soja vem aí e as expectativas seguem positivas; confira os dados de mercado

Às vésperas do início do plantio da safra 2025/26, as expectativas para a soja no…

Pelo menos eles tentaram! Esses blockbusters que NINGUÉM GOSTOU completam 10 anos

Em 2025, completamos dez anos de uma safra de filmes que chegaram com grandes expectativas,…

Em 35 dias Polícia Civil prende 484 homens por violência doméstica em MT

Polícia Civil MT Os números são referentes as ações policiais intensificadas no período de 1º…