Sinop, 08/09/2025 11:33

Fim de semana tem queda de temperatura e chuva em alguns estados; veja a previsão do tempo

Sul

Instabilidades associadas a um cavado em altitude mantêm a chuva sobre o Paraná neste sábado (6), com pancadas moderadas a fortes no interior, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Em Curitiba, o céu permanece encoberto e há risco de chuva moderada ao longo do dia. Em Santa Catarina, a chuva se concentra no norte, vales e leste, com chance de episódios fortes. No Rio Grande do Sul , o tempo firme predomina, ainda sob influência da massa de ar polar, com frio, nebulosidade e geada em várias áreas.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

No domingo (07), uma baixa pressão e o fluxo de umidade favorecem pancadas fracas a moderadas no oeste, Missões e noroeste do Rio Grande do Sul no fim do dia. Nas demais áreas gaúchas, o tempo segue firme, com frio e chance de geada isolada ao amanhecer. Em Santa Catarina, o sol aparece na maior parte do estado, com chuva fraca apenas no oeste. No Paraná, pancadas ocorrem pela manhã, mas perdem força no decorrer do dia, ficando restritas ao leste e litoral, com instabilidades retornando de forma irregular à noite.

Sudeste

A umidade marítima mantém a instabilidade entre a costa de São Paulo e o Rio de Janeiro neste sábado (6), com risco de chuva volumosa no litoral paulista e pancadas fortes também no centro-sul fluminense. O leste de SP, incluindo a capital, segue encoberto com chuva fraca e temperaturas amenas. Em Minas Gerais e Espírito Santo, o sol predomina, mas a umidade cai no interior à tarde.

No domingo (07), a circulação de ventos mantém o tempo instável no litoral de SP, RJ e sul do ES, com chuva persistente e volumes elevados na Baixada Santista e capital fluminense. No interior paulista e mineiro, o tempo firme predomina, com sol, calor e umidade baixa durante a tarde.

Centro-Oeste

O cavado em altitude provoca pancadas isoladas no sul de MS e no noroeste de Mato Grosso neste sábado (6), com risco de chuva forte localizada. No restante da região, o tempo firme e seco predomina, com sol forte, máximas próximas dos 40 °C e umidade em níveis críticos.
No domingo (7), o tempo firme predomina em praticamente todo o Centro-Oeste, sob atuação de uma área de alta pressão. O calor persiste e a umidade do ar cai ainda mais, com índices abaixo de 20% em diversos municípios.

Nordeste

A infiltração marítima mantém pancadas de chuva do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte neste sábado (6), com risco de chuva forte entre Sergipe e Rio Grande do Norte. No interior, o tempo firme e seco predomina, com calor intenso e baixa umidade no Matopiba. No domingo (07), a chuva ganha força entre o recôncavo baiano e o litoral pernambucano, com volumes expressivos em algumas capitais. O agreste da BA, SE e AL também pode registrar pancadas. No interior nordestino, o padrão segue firme, quente e seco.

Norte

A chuva ganha força entre o Amazonas e o oeste do Acre neste sábado (6), com risco de temporais localizados. Também chove em Roraima e no oeste do Amapá, enquanto Tocantins e Pará seguem com tempo firme, calor e baixa umidade. No domingo (07), as instabilidades permanecem no AM e em RR, com pancadas moderadas e possibilidade de temporais isolados. RO e AC têm tempo mais aberto, com sol e calor. No Pará, há pancadas localizadas no oeste e litoral, enquanto Tocantins segue seco e com baixa umidade do ar.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

China amplia importação de carne do Brasil e compensa queda nas vendas aos EUA

A China, maior importadora mundial de carne bovina, adquiriu 505 mil toneladas do produto em…

'Invocação do mal 4' tem a segunda maior abertura de 2025 no Brasil

Fabiano Ristow 08 set 25 Em mais uma vitória da Warner, que este ano lançou…

Associação de Apicultores celebra um ano em Lucas do Rio Verde e projeta expansão da produção de mel

A Associação Luverdense de Apicultura e Meliponicultura (Aluapim) comemorou, no último sábado (6), seu primeiro…