A Rumo concluiu as obras da ponte sobre o Córrego São Paulo, localizada entre os municípios de São Pedro da Cipa e Poxoréu, no sudeste de Mato Grosso. A estrutura, com 120 metros de extensão, foi iniciada em outubro de 2024 e mobilizou cerca de 150 trabalhadores.
A nova ponte é considerada estratégica para o avanço da Ferrovia de Mato Grosso, pois conecta o trecho sul ao trecho norte da obra. Antes da construção, as equipes precisavam percorrer um desvio de aproximadamente 70 quilômetros pela MT-373 para interligar as frentes de trabalho. Com a liberação do eixo da ferrovia, a distância caiu para 55 km e, agora, com a ponte concluída, passou a apenas 120 metros.
Segundo o diretor da Ferrovia de Mato Grosso, Ângelo Kury Deves, o empreendimento representou um desafio de engenharia. “Foram grandes os desafios para que a ponte fosse concluída com excelência. Essa conquista fortalece a integração das frentes de trabalho e contribui diretamente para o avanço das obras de infraestrutura ferroviária”, destacou.
A obra faz parte de um pacote de 25 estruturas especiais previstas na primeira fase da ferrovia. Nesta etapa inicial, estão sendo implantados 162 km de trilhos, ligando Rondonópolis ao terminal em construção na BR-070, em Dom Aquino, entre Primavera do Leste e Campo Verde. O investimento, segundo a concessionária, reforça a relevância logística da região e prepara Mato Grosso para um novo ciclo de desenvolvimento ferroviário.