Sinop, 27/01/2026 01:35

Fornecedores chineses de materiais para painéis solares se unem para conter sobreoferta | Empresas

Dez empresas chinesas envolvidas na fabricação de polissilício para painéis solares uniram-se em um sinal de consolidação em um setor sobrecarregado por excesso de capacidade.

A joint venture, Beijing Guanghe Qiancheng Technology, foi formada em dezembro e conta com o apoio de grandes fornecedores como Tongwei, GCL Technology Holdings e Xinjiang Daqo New Energy, de acordo com a provedora de dados comerciais chinesa Qichacha.

“Ela inclui quase todos os principais fabricantes chineses de polissilício”, disse Junko Okazaki, pesquisadora sênior da consultoria de energia solar RTS, com sede em Tóquio.

A Guanghe Qiancheng não divulgou nenhuma informação publicamente. Mas, de acordo com a Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA), ela funcionará como uma plataforma para a reestruturação da capacidade de produção. O objetivo da joint venture é que o setor coopere sob a orientação do governo para corrigir a concorrência acirrada que ocorre na cadeia de suprimentos, afirmou a CPIA.

Esperava-se que o setor de energia solar apresentasse um crescimento significativo quando os países começaram a estabelecer metas de neutralidade de carbono no início da década. A invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 e a subsequente alta nos preços da energia reforçaram essas expectativas.

A China frequentemente concede subsídios a setores tecnológicos-chave. O apoio em larga escala ao aço e aos veículos elétricos resultou em excesso de oferta e baixos preços de exportação.

O mesmo padrão se repete para os painéis solares. Os subsídios governamentais abriram caminho para que as empresas chinesas conquistassem participações no mercado global superiores a 80% em matérias-primas e produtos acabados.

A capacidade de produção supera em muito o crescimento da demanda, e os preços continuaram a cair. O polissilício é um exemplo, com a China detendo 95% da capacidade de produção global desse material cristalino.

O preço do polissilício para painéis solares girou em torno de US$ 30 por quilograma em 2022, segundo dados da BloombergNEF. O preço começou a despencar em 2023, e o material agora é negociado a cerca de um terço desse valor. Os preços de venda caíram abaixo dos custos de produção por volta do verão de 2024, disse Okazaki.

Em resposta à situação deficitária, a Tongwei e a Daqo anunciaram que reduziriam a produção em suas fábricas no país no fim de 2024. No segundo semestre daquele ano, a produção média dos fabricantes chineses caiu para 130 mil toneladas, em comparação com 175 mil toneladas no primeiro semestre. O volume caiu ainda mais, para 99 mil toneladas, no primeiro semestre de 2025.

O progresso na redução da oferta melhorou as condições de mercado. Mas os fabricantes aumentaram a oferta no segundo semestre de 2025, anulando os ganhos.

A nova joint venture se assemelha a um cartel dos maiores produtores de polissilício. A Administração Estatal de Regulação do Mercado, autoridade antitruste da China, intimou alguns dos parceiros da joint venture e os advertiu contra a celebração de acordos sobre capacidade de produção ou preços de venda, de acordo com uma reportagem de 8 de janeiro do Securities Times, publicação ligada ao Partido Comunista Chinês.

A redução do volume de produção pode ter efeitos colaterais, como custos mais altos para os fabricantes de painéis solares.

“Se o princípio da concorrência deixar de se aplicar à produção de polissilício, isso também poderá afetar a qualidade”, disse um representante da subsidiária japonesa da fornecedora chinesa de painéis solares Trinasolar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher é estrangulada na frente do filho de 2 anos após ex invadir casa na zona rural

“Ele apertou meu pescoço com as duas mãos e disse que eu seria obrigada a…

Governo lança app Meu MEI Digital com serviços ao microempreendedor

Aplicativo Meu MEI Digital já está disponível nas lojas Google Play e App Store (imagem:…

O que pode impedir a emissão do licenciamento mesmo após pagar o IPVA?

O pagamento do IPVA, seja de carro ou IPVA de moto, costuma ser visto por…