Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2021, o forró é muito mais que um ritmo: é uma parte viva da cultura nordestina que anima os forrozeiros do Distrito Federal, que encontram no gênero uma boa oportunidade para se divertir e se conectar com a tradição.
Originário do Nordeste brasileiro, o forró tem várias formas — desde o tradicional trio com zabumba, sanfona e triângulo até versões mais modernas com teclados e guitarras — mas sempre mantém a essência da cultura nordestina.
Leia também
-
Televisão
Jornalista da GloboNews chora ao noticiar alta de menina com leucemia
-
Música
Spotify anuncia aumento no preço das assinaturas: veja novos valores
-
Televisão
Apresentadora pede demissão do SBT: “Exige coragem”
-
Televisão
Veja 1º trailer de The Paper, série derivada de The Office
O Metrópoles selecionou alguns dos melhores eventos dedicados a quem ama dançar forró na capital. Confira:
Forró no Pôr do Sol
Gratuito, o Forró no Pôr do Sol é uma opção acessível e democrática para os amantes do forró. O cenário é a Praça do Cruzeiro, com vista privilegiada para o Memorial JK e para o pôr do sol, no ponto mais alto do Eixo Monumental.
O responsável pela iniciativa, Mayk Solar, conta que a ideia nasceu em um contexto em que aqueles que queriam dançar forró no DF tinham que se deslocar grandes distância e ainda pagar caro para entrar no evento.
“E veio essa ideia de pegar uma caixinha de som e juntar umas 10 pessoas para dançar”, lembra. A primeira edição, realizada em julho de 2022, reuniu 30 pessoas. Hoje, entre 800 e 1 mil pessoas passam pelo evento a cada novo evento.
O Forró no Pôr do Sol ocorre ocasionalmente, mas sempre aos domingos. As edições são anunciadas no perfil oficial do evento no Instagram.
Forró no Pôr do Sol, na Praça do Cruzeiro
Esse Forró É Nosso
O Esse Forró É Nosso também nasceu do desejo de fortalecer e enriquecer a cena do forró na cidade. A proposta é simples: promover bailes com discotecagem de vinil cuidadosamente selecionada, misturando músicas contemporâneas e bandas do circuito tradicional do forró pé-de-serra, tudo para fazer a galera dançar sem parar.
“Começamos com uma aula de forró para integrar todo mundo — uma tradição que nunca mudou e que já virou referência nacional”, conta o DJ Chico Gorman, idealizador do projeto.
“Nossos bailes acontecem geralmente uma vez por mês, em locais diferentes, sempre em um sábado à noite. A principal forma de comunicação é pelo Instagram, mas também produzimos bastante conteúdo, como shows ao vivo, entrevistas e muitas fotos dos bailes, tudo disponível nas redes”, completa Gorman.
O Esse Forró É Nosso pode ser acompanhado pelo perfil no Instagram, onde é possível acessar os links para YouTube, Tiktok, Spotify e Facebook.
Esse Forró É Nosso
Telebar
Impossível mencionar a cultura nordestina sem lembrar de Ceilândia. Por lá, o Telebar é um reduto do forró bastante conhecido na região. “Atualmente o Telebar traz atrações do estilo piseiro/ forró da atualidade mas sempre com a essência do forró nordestino”, explica o proprietário do bar, Danilo Feitosa.
Os encontros no Telebar ocorrem de sexta a domingo e vésperas de feriados. “O diferencial do Telebar é unir todos os tipos de públicos num local descontraído e com o verdadeiro forró dançante”, aponta Feitosa.
O proprietária ainda frisa a importância de ter um espaço como esse em Ceilândia, região conhecida como reduto dos nordestinos na capital. “É importante para manter a tradição da cidade, trazendo cultura e diversão para um lugar com um povo tão acolhedor e festivo”, afirma.
Telebar, local para dançar forró em Ceilândia
Tropical Beer Bar
“Temos estilo baile de forró com teclados da melhor idade, nas segundas das 15h às 21h. E forró pé de serra tradicional: sanfona, triângulo e zabumba, nas quintas-feiras das 21h à 1h da manhã”, detalha Evaldo Pedrosa, proprietário de Tropical Beer Bar, também localizado em Ceilândia.
Ele conta que o público das segundas-feiras é formado majoritariamente por aposentados, mas que isso não quer dizer que seja menos animado.
“Eles dançam seis horas de forró praticamente sem parar, em um clima de amizade e confraternização. Temos relatos de idosos que saíram da depressão ao adotarem o hábito de dançar e sair de casa”, diz o Pedrosa.
Já nas quintas, ele conta que o público é mais jovem, que aprecia um bom forró tradicional pé-de-serra.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Tropical Beer (@tropicalbeerbar)
Serviço
Forró no Pôr do Sol
Praça do Cruzeiro, mais informações no perfil @forronopordosol
Esse Forró É Nosso
Itinerante, mais informações no perfil @_esseforroenosso
Telebar
St. M EQNM 2/4 ao lado da 15 Dp – Ceilândia, de sexta-feira a segunda-feira e vésperas de feriados.
Tropical Beer Bar
QNM 07 Conjunto O Lote 45 – Ceilândia Sul, segundas-feiras e quintas-feiras.