Sinop, 24/01/2026 01:10

FT: Volkswagen começa a desenvolver chip de IA para tentar recuperar vendas na China | Empresas

A Volkswagen pretende desenvolver na China um chip próprio de inteligência artificial (IA) especializado em recursos avançados de condução, dentro dos esforços da empresa alemã para tentar sobreviver no maior mercado automotivo do mundo.

A montadora europeia anunciou, nesta quarta-feira (5), que seu primeiro chip próprio está sendo desenvolvido na China por meio de um empreendimento conjunto entre sua unidade de softwares Cariad e a parceira chinesa Horizon Robotics, de softwares para direção inteligente. O prazo previsto para as primeiras entregas é de três a cinco anos.

“Ao projetar e desenvolver o ‘sistema integrado em chip’ [SoC, na sigla em inglês] aqui na China, estamos assumindo o controle de uma tecnologia-chave que definirá o futuro da direção inteligente”, disse o executivo-chefe da Volkswagen, Oliver Blume.

Um SoC é um circuito integrado que reúne componentes cruciais de um sistema computacional ou eletrônico em um único chip. Normalmente usado em telefones celulares e outros dispositivos conectados, esses chips são necessários para desenvolver e operar sistemas avançados de assistência ao motorista e condução autônoma.

Montadora prevê lançar cerca de 30 veículos elétricos no país

A aposta em desenvolver seu próprio chip de IA na China faz parte de um esforço mais amplo da empresa para ter um maior grau interno de pesquisa e o desenvolvimento em áreas como hardware, software e design de veículos. A montadora se prepara para lançar cerca de 30 veículos elétricos (VEs) no país nos próximos cinco anos.

A medida também reflete o desejo da Volkswagen de ter uma maior capacidade tecnológica interna, depois de sofrer com falta de chips causada pela pandemia de covid-19 e com as incertezas de longo prazo sobre o acesso da China a importações de semicondutores em tempos de aumento nas tensões com os Estados Unidos.

Durante anos, a Volkswagen foi a maior montadora da China, com uma participação de mercado superior a 20% no segmento de carros a combustão, segundo dados de vendas do país da firma de consultoria Automobility, de Xangai.

Já no segmento de VEs, que inclui carros totalmente elétricos e híbridos plug-in, a montadora não está nem entre a dez primeiras. Por sua vez, a participação das montadoras chinesas de VEs quase dobrou. Passou de cerca de 35%, em 2020, para quase 70%.

Centro de inovação de 1 bilhão de euros na China

Analistas têm elogiado a Volkswagen por ser uma das poucas empresas estrangeiras a fazer um esforço sério para reconquistar consumidores na China. Desde o fim de 2022, a montadora já fez uma série de investimentos de quase 4 bilhões de euros no país para tentar resgatar suas operações na China.

As iniciativas incluem a construção de um centro de inovação de 1 bilhão de euros e um investimento de 2,4 bilhões de euros na Horizon Robotics, uma empresa com sede em Pequim especializada em design de chips e softwares para sistemas avançados de assistência ao motorista.

A empresa alemã também pagou US$ 700 milhões por uma participação de 5% na Xpeng, em 2023, e assinou uma parceria com a montadora chinesa de VEs para desenvolver dois carros com a marca Volkswagen. O Financial Times noticiou em junho que o chip de IA Turing, desenvolvido pela própria Xpeng, seria usado nesses modelos.

A Volkswagen também destacou, nesta quarta-feira (5), que sua futura tecnologia SoC aumentará a capacidade de tomada de decisões em tempo real e o desempenho computacional de seus carros, o que melhorará a segurança e os recursos de direção inteligente. O desenvolvimento do chip custará mais de US$ 200 milhões, segundo uma fonte a par do assunto.

*Colaborou Eleanor Olcott, em Pequim

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Crítica: Hamnet te ajuda a compreender o sentido da arte enquanto mecanismo de cooperação

A forma como a temporada de premiações acontece é curiosa. Assim como a maioria de…

Famato reforça orientações após novo foco de gripe aviária em Mato Grosso

Indea-MT A federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) emitiu um alerta aos…

Sem Paulistão 2026, Globo arma plano contra a Record e anuncia maior clássico da TV

Neste fim de semana, a Globo vai apostar em sua grande cobertura de clássicos estaduais,…