A gestora de investimentos ativista americana Elliott Investment Management está avaliando a possibilidade de estender uma oferta pública de aquisição (OPA) para a fornecedora de autopeças Toyota Industries, como forma de contra-atacar a proposta do grupo Toyota, revelou uma fonte envolvida nas discussões nesta quarta-feira.
A Elliott se opõe à proposta de aquisição feita pela montadora japonesa Toyota Motor e outras empresas do grupo, e recomenda que os demais acionistas não participem da OPA. A Elliott detinha mais de 5% da Toyota Industries em dezembro e aumentou sua participação para 6,65% neste mês.
A participação da Elliott pode ter aumentado ainda mais desde a última divulgação, segundo uma fonte. A empresa busca impedir que os investidores vendam suas ações para o grupo Toyota, em parte, adquirindo uma participação maior e, potencialmente, apresentando uma contraproposta.
A Elliott argumenta que o preço oferecido pela Toyota, de 18.800 ienes (US$ 122) por ação, subestima o valor da Toyota Industries, que tem a Toyota e a fabricante de autopeças Denso como clientes. O investidor americano estima que a Toyota Industries tenha um valor patrimonial líquido superior a 26 mil ienes por ação, considerando as participações da empresa em ações negociadas em bolsa.
Além disso, a Elliott prevê que o valor por ação da Toyota Industries subirá para 40 mil ienes até 2028, caso a empresa permaneça listada na bolsa. O investidor ativista também afirmou que a Toyota Industries precisa melhorar sua estrutura de lucros e eficiência de capital. A Elliott cita problemas como a baixa taxa de retorno sobre o capital investido no segmento de autopeças da Toyota Industries.
Na quarta-feira, as ações da Toyota Industries subiram 1% em relação ao dia anterior, para 19.585 ienes, acima da oferta do grupo Toyota.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia