Rennan Oliveira – Prefeitura de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quarta-feira, 27 de agosto, que o processo de ‘federação’ entre secretarias também deve se aplicar às pastas de Educação, de Cultura, e de Esportes e Lazer. Segundo o gestor, nenhuma secretaria deixará de existir, mas o trabalho dos servidores será integrado para “otimizar recursos”.
As mudanças, segundo o Chefe do Executivo Municipal, deverão ainda ser aprovadas pela Câmara de Vereadores. O pacote com a reestruturação, que também vai atingir as Secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, deverá ser encaminhado para o Legislativo Municipal nos próximos dias.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com o prefeito, as três pastas estão vinculadas à Secretaria Municipal de Economia. Com a junção, o objetivo é dar celeridade aos projetos e resolução dos problemas.
“Mesmo sendo secretarias separadas, a sistêmica [das três] é dependente da Secretaria de Economia. E aí tem aquela burocracia, onde todas as outras secretarias estão competindo, com a mesmo sistêmica na economia, para conseguir executar os projetos. Dessa forma, agora, a gente vai diminuir essa burocracia, e encurtar o passo para ser resolvido os programas”, destacou.
Abilio explicou que os responsáveis por cada secretaria permanecerão em seus respectivos cargos .
“Até porque tem fundos que são específicos, e receitas que são específicas e não podem se misturar. Por exemplo, o Fundo do Esporte não pode se misturar de maneira nenhuma com o Fundo da Educação. O Fundo da Cultura não pode se misturar de maneira nenhuma com nenhum desses dois fundos (…) Então, nós temos que manter a individualidade para não perder recursos, e conseguir executar da melhor forma possível”, disse o gestor.
VEJA VÍDEO: