Após meses de negociações tensas e muita pressão do estafe de Roberto Carlos, a Globo renovou oficialmente o contrato histórico com o cantor por mais três anos.

Assim, o tradicional especial de fim de ano do maior astro da MPB segue garantido na emissora até, pelo menos, 2027. A decisão foi confirmada por altas fontes da Globo, que já trabalha junto ao artista na produção do show que irá ao ar em dezembro deste ano.
Roberto Carlos é exclusivo da Globo há mais de 50 anos, desde que, em 1974, a emissora passou a exibir anualmente seu especial natalino. Embora o programa tenha perdido audiência ao longo dos anos, continua sendo uma das marcas mais fortes da programação de fim de ano
Em 2024, o especial comemorou seus 50 anos, mas a Globo inicialmente havia decidido que essa seria a última edição.
Segundo informações do Notícias da TV, a emissora chegou a propor que, a partir de 2025, Roberto Carlos mantivesse vínculo com a Globo, mas sem exclusividade.
O plano era que ele pudesse participar de outras atrações na casa e até em emissoras concorrentes, mas abriria mão do tradicional especial natalino, uma proposta que desagradou profundamente o cantor e sua equipe.
Chefão da Globo pensou em novo formato
O diretor executivo dos Estúdios e da TV Globo, Amauri Soares, idealizou um novo formato para os finais de ano, com rodízio de artistas ou encontros musicais múltiplos, para substituir o espaço fixo ocupado há décadas por Roberto Carlos.
No entanto, o “Rei” não aceitou a ideia, mobilizou seus contatos na emissora e defendeu a manutenção do especial, argumentando que, além de seguir garantindo boa audiência e faturamento, o programa é fundamental para a sua agenda de shows.
Um dos pontos que emperraram as negociações foi o alto salário de Roberto Carlos, estimado em cerca de R$ 10 milhões anuais, considerado elevado diante da atual realidade da TV aberta, que enfrenta queda de audiência e retração nas receitas publicitárias.
Mesmo assim, a emissora cedeu, e o contrato foi finalmente fechado na semana passada, após o vencimento do vínculo anterior em março.


Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]