Sinop, 16/07/2025 03:49

  • Home
  • Destaques
  • Goiás suspende ICMS sobre energia solar com base em ação de Faissal Calil

Goiás suspende ICMS sobre energia solar com base em ação de Faissal Calil

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) celebrou a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que concedeu uma liminar suspendendo a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar no estado. A medida atendeu a um pedido do governo goiano e teve como referência uma ação do parlamentar mato-grossense, que anteriormente conseguiu suspender a tributação em Mato Grosso.

Em 2021, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promulgou uma lei que isenta a cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição da rede de energia (TUSD) para consumidores que utilizam usinas de energia solar, garantindo o benefício até 2027. O projeto, de autoria de Faissal, beneficiou milhares de mato-grossenses que investiram em usinas fotovoltaicas em suas residências e comércios.

A iniciativa de Mato Grosso inspirou outros estados a adotarem medidas semelhantes. Em Goiás, os partidos União Brasil e MDB ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para revogar a tributação. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), comemorou a decisão e destacou a importância do precedente estabelecido por Mato Grosso.

“O governador Ronaldo Caiado de Goiás anunciou hoje que conseguiu derrubar a cobrança de ICMS sobre a energia solar no estado dele. O fato curioso é que a base do processo que derrubou o imposto lá é a nossa ação que derrubou a taxa do sol em Mato Grosso. Que todos os estados possam usar o nosso modelo para garantir energia mais limpa e barata por todo o Brasil”, afirmou Faissal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morador de Sorriso cai em golpe e perde R$ 7 mil em falsa compra de motocicleta em Nova Mutum/MT

Reprodução Wesley Moreno/PowerMix Nova Mutum/MT Um morador de Sorriso foi vítima de estelionato na noite…

Vídeo: “Nunca vi MST preso, mas quem pintou o Congresso pegou 15 anos”, diz MM

Mayke Toscano/Secom-MT Durante evento de entrega de títulos em Várzea Grande, o governador Mauro Mendes…

Copa América Feminina: Brasil encara a Bolívia após vitória na estreia

O Brasil estreou com o pé direito na Copa América Feminina e busca manter a…