Sinop, 08/07/2025 09:24

  • Home
  • Política
  • Governo brasileiro acompanha resgate de brasileira na Indonésia

Governo brasileiro acompanha resgate de brasileira na Indonésia

O Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (23) informando que acompanha de perto os esforços de resgate da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que caiu durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia.

A pasta afirma que mantém contato direto com as autoridades locais e atua para reforçar as operações na região.

Governo do Brasil mobiliza autoridades da Indonésia para resgatar brasileira que caiu em trilha. (Foto: Reprodução)

Juliana está há três dias à espera de resgate em uma área remota do Monte Rinjani, um vulcão com 3.726 metros de altitude, localizado na ilha de Lombok, a cerca de 1.200 km da capital Jacarta.

Conforme compartilhado pelo Itamaraty, o governo indonésio informou que a turista teria caído de um penhasco às margens da trilha que contorna a cratera do vulcão.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Jacarta foi acionada pela família da jovem e, desde então, atua em articulação com autoridades indonésias.

O embaixador brasileiro entrou em contato com o diretor internacional da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia e com o diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres.

Ainda segundo a nota, dois funcionários da embaixada foram enviados ao local para acompanhar pessoalmente as ações.

O ministro das Relações Exteriores também iniciou conversas diretas com o governo indonésio, solicitando reforços para as equipes de busca.

A nota do Itamaraty ressalta que as condições meteorológicas adversas, como neblina e baixa visibilidade, têm dificultado o acesso até o ponto onde Juliana está.

Segunda suspensão no resgate

A operação de resgate de Juliana foi interrompida pela segunda vez nesta segunda-feira (23), segundo a família da jovem.

Relatos apontam que a equipe de busca conseguiu descer apenas 250 metros de um desfiladeiro, mas precisou recuar por causa do mau tempo. A estimativa é de que Juliana esteja a cerca de 600 metros abaixo da trilha.

Juliana fazia um mochilão sozinha pela Ásia desde o início do ano, e já havia visitado países como Filipinas, Vietnã e Tailândia. Natural de Niterói (RJ). Ela é publicitária e contratou uma empresa de turismo local para realizar a trilha em Lombok.

Informações publicadas no Instagram oficial do Parque Nacional Gunung Rinjani apontam que a publicitária foi monitorada com sucesso por um drone e permanece presa em um penhasco rochoso a uma profundidade de cerca de 500 metros, visualmente imóvel.

De acordo com as informações compartilhadas, duas equipes de resgate foram mobilizadas para chegar ao local da vítima e verificar o segundo ponto de ancoragem a uma profundidade de cerca de 350 metros.

Apesar disso, após observarem o local, os socorristas encontraram duas “saliências” que impossibilitaram a instalação da ancoragem.

A equipe de resgate teve que começar a escalar para tentar alcançá-la. No procedimento, as equipes enfrentaram “terrenos extremos e condições climáticas dinâmicas”, com neblina espessa que reduziu a visibilidade no local e aumentou o risco da operação. Então, por motivos de segurança, a equipe se recolheu e seguiu para uma posição segura.

Na sequência, ainda de acordo com as informações da administração do Parque Nacional Gunung Rinjani, foi realizada uma reunião de avaliação via Zoom com o governador da província de Sonda Ocidental.

A nota afirma que a orientação do Governador incentivou a aceleração da evacuação com a opção de uso de helicópteros, considerando o período crítico de 72 horas para resgates na natureza.

Acidente aconteceu no sábado (21)

O acidente aconteceu na madrugada de sábado (21), ainda sexta-feira (20) no Brasil. De acordo com a família, Juliana estava com um grupo de cinco pessoas e um guia. Ela teria informado que estava cansada, e o guia seguiu sozinho. Sem retorno de nenhum integrante do grupo, Juliana teria tentado sair do local e acabou caindo.

Ela foi localizada horas depois, por meio de imagens feitas com um drone por turistas que passavam pela trilha. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais e ajudaram a família a confirmar a localização da jovem.

  1. Irã reage e ataca base aérea americana no Catar

  2. Mounjaro e Ozempic só serão vendidos com receita a partir desta 2ª

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Garagista é acusado de causar prejuízo milionário em Nova Monte Verde; vítimas se multiplicam na região

A Polícia Civil de Nova Monte Verde, apura um suposto esquema de estelionato que pode…

Pacers confirmam Haliburton fora da próxima temporada da NBA

O Indiana Pacers confirmou que o armador e astro da franquia Tyrese Haliburton está fora…

Virginia troca de nome após separação e polêmicas; saiba como ficou

Virginia Fonseca, influenciadora digital de grande visibilidade, gerou repercussão nesta segunda-feira (7) ao realizar uma…