Sinop, 28/07/2025 20:23

  • Home
  • Geral
  • Governo de MT assina contrato com Einstein para gestão do Hospital Central

Governo de MT assina contrato com Einstein para gestão do Hospital Central

O Governo de Mato Grosso e o Hospital Israelita Albert Einstein formalizaram, nesta terça-feira (22.4), um contrato para a gestão do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. Com obras em fase final (98% concluídas), a unidade oferecerá atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A parceria marca a retomada de um projeto iniciado há 40 anos e que permaneceu inacabado por décadas. O governador Mauro Mendes celebrou a assinatura, garantindo a capacidade do estado em honrar o contrato e a expertise do Einstein em prestar serviços de alta qualidade.

Com uma área construída de 32 mil m², resultado de uma ampliação de 23 mil m², o hospital tem previsão de conclusão para setembro deste ano, com um investimento total em obras de R$ 221,8 milhões. O governo estadual planeja ainda investir R$ 240 milhões em equipamentos.

A estrutura contará com 287 leitos, incluindo 60 de UTI e 36 de UCI, e oferecerá inicialmente diversas especialidades como cirurgia geral, vascular, urologia, pediatria, ginecologia, neurocirurgia, cardiologia e ortopedia pediátrica, abrangendo também cirurgia oncológica. Um destaque será a implementação da cirurgia robótica em cinco especialidades. Há planos futuros para incluir transplantes de rim e fígado.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a parceria como um marco para a saúde pública estadual e a realização de um sonho de 40 anos. Sidney Klajner, presidente do Einstein, ressaltou o compromisso da instituição com o SUS e o objetivo de promover um cuidado de excelência através da troca de conhecimento com profissionais locais.

Os profissionais da unidade serão contratados pelo Einstein, com prioridade para a mão de obra local, que também receberá capacitação e treinamento. O hospital também terá foco em ensino, pesquisa e inovação, com a perspectiva de oferecer especializações e residências médicas.

Mato Grosso se torna o quarto estado brasileiro a contar com um hospital público gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, sendo o Hospital Central o sexto hospital público sob a administração da renomada instituição. A iniciativa foi elogiada por representantes do legislativo e do Tribunal de Contas do Estado, que destacaram os benefícios para a população mato-grossense, que terá acesso gratuito a serviços de saúde de alta qualidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem com extensa ficha criminal é preso em Sinop após romper tornozeleira e fugir de Colíder

A Polícia Civil de Colíder prendeu, na manhã desta segunda-feira (28), um homem com extensa…

Vasco: Léo Jardim tem lesão detectada após expulsão por suposta cera

Um dos lances mais polêmicos da rodada ocorreu no jogo entre Internacional e Vasco da Gama, no…

Eddie Murphy revela o que fãs podem esperar do filme do Burro de Shrek

O Burro é um dos personagens mais icônicos do Shrek. Para a alegria dos fãs…