Sinop, 06/09/2025 00:54

Guarda Ambiental resgata 60 galos vítimas de maus-tratos em rinha fluminense

A Guarda Ambiental de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, apreendeu nessa quarta-feira (3) 60 galos que supostamente eram utilizados para a realização de rinhas no bairro Jardim América. Os agentes chegaram ao local após denúncia anônima de maus-tratos.

Algumas aves estavam presas em pequenas baias e apresentavam ferimentos e indício de que estavam sendo utilizadas na realização da prática criminosa.

Segundo o veterinário da Vigilância em Saúde Ambiental, Gilberto Bruno, alguns galos estavam feridos e presos em espaços de apenas 1 metro de altura com teto de zinco, o que gera estresse térmico.

O veterinário conta que os animais estavam sob condições insalubres e que o local não era adequado para a criação.

“Algumas baias estavam com muitas fezes. Sem contar que em uma área urbana é proibida a criação de animais de produção, como porcos, ovinos e as aves encontradas. O dono do local não possui registro de criador, o que se enquadra em uma prática irregular”, destaca.

Veterinários da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais também estão acompanhando o caso.

O responsável pelo local foi encaminhado à 90ª DP para registro da ocorrência. A prática de rinhas e a situação em que os animais foram encontrados configuram crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998. A Lei Municipal 4.330/2014 prevê multa de até R$ 600 por animal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trump assina ordem executiva oferecendo isenções tarifárias a parceiros comerciais | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva oferecendo isenções tarifárias já…

OMS inclui novas medicações contra obesidade na lista de essenciais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou pela primeira vez na sexta-feira (5/9) a inclusão…