Sinop, 26/01/2026 10:20

  • Home
  • Destaques
  • Hezbollah iraquiano ameaça atacar bases dos EUA no Oriente Médio

Hezbollah iraquiano ameaça atacar bases dos EUA no Oriente Médio

O Kataib Hezbollah, milícia xiita que faz parte das Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF), disse que bases dos Estados Unidos no Oriente Médio podem ser atacadas, caso o país entre no conflito entre Israel e Irã. A ameaça foi divulgada nesta quinta-feira (19/6) pelo líder de segurança do grupo, Abu Ali al-Askari.

“Reafirmamos, com ainda mais clareza, que, caso os Estados Unidos entrem nesta guerra, o desequilibrado Trump perderá todos os trilhões que sonha em angariar nesta região”, afirmou al-Askari. “Sem dúvida, as bases americanas espalhadas pela região tornar-se-ão semelhantes a campos de caça a patos”.

Além disso, o líder do grupo iraquiano — que possui ligações com o Hezbollah libanês — ameaçou fechar importantes rotas de navegação no Oriente Médio. Entre eles, o Estreito de Ormuz, entre os golfos Pérsico e de Omã, e a hidrovia de Bab-el-Mandeb, no Mar Vermelho.


Ofensiva israelense contra o Irã


Apoio declarado

Mais cedo, o Hezbollah no Líbano declarou apoio ao Irã na guerra contra Israel. Ambos os grupos são supostamente apoiados pelo regime iraniano.

Até o momento, os planos de Donald Trump para o conflito, que se arrasta por sete dias, ainda não são claros. O presidente norte-americano, contudo, já disse que não busca mais um cessar-fogo para a guerra, mas sim uma “vitória completa” contra o Irã. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Apple deve apresentar a Siri turbinada com Gemini em fevereiro

Nova assistente poderá resumir documentos e cruzar dados entre aplicativos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog) Resumo A…

doação de 1 kg de alimento é obrigatória aos torcedores que compraram a meia solidária

Flamengo e Corinthians se enfrentam neste sábado (1°/2), às 16h, pelo título da Supercopa Rei. O…