Resumo
- O iPhone 17 Pro não suporta o modo Noite em retratos, recurso presente desde o iPhone 12 Pro.
- A Apple não explicou a remoção do recurso, que não é um bug nem uma mudança de software.
- A ausência do modo Noite em retratos pode ser uma tentativa de reduzir custos, apesar de não haver confirmação oficial.
O iPhone 17 Pro não conta com o modo Noite em retratos. Com isso, não é possível contar com a iluminação extra no modo Retrato, nem desfocar o fundo de fotos tiradas com longa exposição.
Não se trata de uma mudança após uma atualização de software — o iPhone 17 Pro não permite usar esses dois modos em conjunto desde seu lançamento, como relatado por usuários em fóruns da própria marca. Também não é um bug: a Apple não lista o aparelho entre os que possuem suporte ao modo Noite no modo Retrato.

A mudança marca um downgrade de um recurso que estava disponível desde o iPhone 12 Pro, de 2020, e perdurou até o iPhone 16 Pro. Modelos básicos não contam com a possibilidade de usar os dois modos em conjunto.
Como funciona o modo Noite nos retratos?
O Macworld explica de modo bastante didático os dois recursos. Em resumo, o modo Noite mantém o sensor da câmera exposto por até 30 segundos, como forma de conseguir captar mais luz. Assim, é possível melhorar a qualidade de fotos tiradas em situações escuras.
Já o modo Retrato usa dados de profundidade captados pelas câmeras para identificar o que está em primeiro plano na imagem e desfocar o fundo.
O iPhone 12 Pro passou a contar com um scanner LiDAR, permitindo que o modo Retrato e o modo Noite funcionem na mesma foto. Além disso, do iPhone 15 Pro em diante, os dados captados pelo LiDAR passaram a ser integrados nas fotos tiradas no modo normal, permitindo transformá-las em retratos.
No iPhone 17 Pro, porém, o modo Noite não aparece na aba Retrato, e fotos tiradas com o modo Noite ativado não podem ser convertidas em retratos.
Por que a Apple fez essa mudança?
O Macworld especula que, como os dois modos exigem que o usuário aponte o telefone para o assunto da foto por mais tempo, a combinação torne a espera longa demais. Aliado a isso, a falta de informações sobre os recursos pode levar algumas pessoas a mexer a câmera antes da hora, resultando em fotos decepcionantes.
A publicação também nota que fotos tiradas com os dois modos ativos são mais claras, mas têm mais ruído e defeitos causados pelo pós-processamento de imagem.
Nos comentários do Verge, leitores apontam que o recurso não é muito popular — tanto que levou mais de dois meses até sua ausência ganhar repercussão na imprensa. Por isso, removê-lo poderia ser uma forma de reduzir custos sem causar uma repercussão tão negativa.
Até agora, a empresa não se manifestou sobre o assunto, então não temos nada além de teorias. Também não se sabe se o recurso vai voltar em uma futura atualização de software.
Com informações do Verge e do Macworld
iPhone 17 Pro sofre downgrade e perde modo Noite em retratos