Sinop, 02/08/2025 21:51

Irã poderá produzir urânio enriquecido em ‘questão de meses’, diz chefe da AIEA | Mundo

O Irã poderá estar produzindo urânio enriquecido dentro de alguns meses, disse neste domingo (29) Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), ao levantar dúvidas sobre a eficácia dos ataques dos Estados Unidos para destruir o programa nuclear iraniano.

Autoridades americanas afirmaram que seus ataques obliteraram instalações nucleares cruciais no Irã, embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha dito na sexta-feira (27) que consideraria bombardear o Irã novamente se Teerã estivesse enriquecendo urânio em níveis preocupantes.

“As capacidades que eles têm estão lá. Eles podem, você sabe, em questão de meses — eu diria — ter algumas cascatas de centrífugas girando e produzindo urânio enriquecido”, disse Grossi em entrevista concedida à emissora CBS News.

“Falando francamente, não se pode afirmar que tudo desapareceu e que não há mais nada lá”, acrescentou.

Dizendo que queria eliminar qualquer chance de Teerã desenvolver armas nucleares, Israel lançou ataques contra o Irã no início deste mês, iniciando uma guerra aérea de 12 dias, que os EUA eventualmente passaram a integrar. O Irã afirma que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos.

Grossi disse que os ataques aos locais em Fordow, Natanz e Isfahan atrasaram significativamente a capacidade do Irã de converter e enriquecer urânio. No entanto, nações ocidentais ressaltam que os avanços nucleares do Irã proporcionam um ganho de conhecimento irreversível, sugerindo que, embora a perda de especialistas ou instalações possa desacelerar o progresso, os avanços são permanentes.

“O Irã é um país muito sofisticado em termos de tecnologia nuclear”, disse Grossi. “Então, você não pode desinventar isso. Você não pode desfazer o conhecimento ou as capacidades que já possui.”

Grossi também foi questionado sobre relatos de que o Irã teria movido seu estoque de urânio altamente enriquecido antes dos ataques dos EUA, e disse que não estava claro onde esse material estava. “Então, parte pode ter sido destruída como parte do ataque, mas parte pode ter sido movida”, afirmou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

VÍDEO: Ananias assume passado do PL com Lula: “não escondo de ninguém”

Estadão Mato Grosso O presidente estadual do Partido Liberal (PL), Ananias Filho afirmou que não…

Série D: confira os melhores momentos de Mixto-MT e Portuguesa-SP

Em jogo transmitido pelo Metrópoles, ao vivo e com imagens pelo YouTube, o Mixto-MT venceu a Portuguesa-SP…

Tarifa adicional imposta pelos EUA prejudica indústria mato-grossense

  A decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa adicional de 40%…