Sinop, 04/02/2026 17:58

  • Home
  • Cinema
  • Jane Fonda faz discurso engajado no SAG Awards 2025: “Floresci tarde“

Jane Fonda faz discurso engajado no SAG Awards 2025: “Floresci tarde“

A atriz Jane Fonda superou alguns problemas de áudio na noite de domingo (23) para incentivar o ativismo no SAG Awards. Ela foi premiada pelo conjunto da obra no evento, e a atriz de 87 anos lembrou à plateia: “Não tem problema ser um late bloomer, desde que você não perca o show de flores”. “Late bloomer” é uma expressão em inglês para flores que desabrocham mais tarde, uma metáfora para quem atinge o sucesso ou mostra seus talentos mais velhos.

“Sou uma late bloomer. Este é o show de flores”, disse ela, gesticulando para sua estatueta. “Sim. Eu amo atuar. Podemos abrir a mente das pessoas para novas ideias, levá-las além do que entendem do mundo e ajudá-las a rir quando as coisas estão difíceis, como agora.”

A mulher que é tanto ativista quanto estrela então lembrou ao mundo suas paixões políticas, incluindo dizer que é “uma grande defensora dos sindicatos”. “E isso é realmente importante agora, quando o poder dos trabalhadores está sendo atacado e a comunidade está sendo enfraquecida”, disse Fonda.

Fonda então destacou que o SAG, que significa Screen Actors Guild, é diferente de outros sindicatos, já que os atores não criam algo tangível, mas sim “criam empatia”. Ela compartilhou algumas de suas visões sobre atuação, incluindo que “embora você possa odiar o comportamento do seu personagem, você precisa entender e ter empatia com a pessoa traumatizada que está interpretando, certo?”, usando como exemplo, entre outros, o indicado ao Oscar Sebastian Stan estrelando como Donald Trump no filme “The Apprentice”.

“Não se enganem, empatia não é fraqueza nem é woke”, observou Jane Fonda. “E, a propósito, woke significa apenas que você se importa com outras pessoas.”

A atriz, crítica declarada do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, também fez referência a eventos atuais.

“Muitas pessoas vão ser realmente prejudicadas pelo que está acontecendo, pelo que está vindo em nossa direção”, disse ela. “E mesmo que sejam de uma persuasão política diferente, precisamos apelar para nossa empatia e não julgar, mas ouvir com nossos corações e recebê-los em nossa tenda, porque vamos precisar de uma tenda grande para resistir com sucesso ao que está vindo em nossa direção.”

A vencedora de dois Oscar fez referências a eventos marcantes da história, como o movimento pelos Direitos Civis, e acrescentou: “estamos em nosso momento documental” agora. Ela terminou oferecendo palavras de encorajamento, dizendo: “Ainda haverá beleza, e haverá um oceano de verdade para nadarmos” do outro lado.

Jane Fonda revela estar com câncer: “Nada vai interferir meu ativismo climático”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lucro da Alphabet, dona da Google, sobe 30% no 4º trimestre, mas previsão de gastos assusta investidores | Empresas

As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram até 7% após o fechamento do mercado…

Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial Publicado em 04 de fevereiro de 2026 às 10:12 CompartilharFacebookWhatsAppTwitterEmail A rede municipal de ensino de Sorriso recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, reconhecimento concedido a sistemas educacionais que desenvolvem ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e à valorização da diversidade no ambiente escolar. No município, as ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e incluem práticas pedagógicas, formações e atividades educacionais voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo no contexto escolar. “A concessão do selo evidencia o alinhamento das políticas educacionais da rede municipal às diretrizes nacionais de inclusão, diversidade e equidade no ensino público. O reconhecimento também reforça a consolidação de ações educacionais que contribuem para a formação cidadã dos estudantes e para o cumprimento da legislação educacional vigente”, explica a secretária de Educação, Adriana Reichert. A certificação é concedida no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reconhece iniciativas alinhadas à implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Tags Imagens Texto: Bianca Arruda × Atenção Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Prefeitura Municipal de Sorriso A capital nacional do agronegócio Avenida Porto Alegre nº 2525 – Centro Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00 (66) 3545 4700 Deseja receber nossa newsletter? Cadastre-se Seu nome Seu e-mail Secretarias Conselhos Outros órgãos/unidades Imprensa Notícias Eventos Esportes Transparência Portal Leis Covid-19 Dados Abertos Links Institucionais Câmara Municipal Previso Ager Tribunal de Contas Procon Mais Ouvidoria e-Sic Perguntas e Respostas Frequentes Secretarias Departamento de Comunicação Portal Covid-19 Boletins Receitas Notícias Portal © 2026 Voltar ao topoLei de acesso a Informação Mapa do site Política de Privacidade Painel Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais

Certificação destaca o compromisso do município com uma educação inclusiva e alinhada às diretrizes nacionais.…

De olho na Rota Bioceânica, Receita Federal reativa posto após 10 anos de abandono

Com a expectativa de aumento do comércio exterior, e a preparação da região para o…