Apesar de janeiro não ter sido marcado pela estreia de um arrasa-quarteirão, filmes lançados ou que começaram a ser exibidos no fim de 2025 ajudaram a sustentar o primeiro mês do novo ano.
Avatar: Fogo e cinzas (Disney), O agente secreto (Vitrine), Zootopia 2 (Disney), A empregada (Paris) e Bob Esponja: Em busca da calça quadrada (Paramount) ajudaram o período a levar 11,89 milhões de brasileiros aos cinemas, gerando R$ 257,9 milhões, segundo dados do Filme B Box Office Brasil. Os dois últimos títulos tiveram sessões antecipadas a partir do Natal.


Por causa desse cenário, a concentração de público e renda no top 10 foi alta: mais de 90%.

Foi o melhor mês desde julho de 2025, como costuma ser, devido às férias escolares. Em relação a janeiro do ano passado, o resultado recuou levemente em 8,5% em público e 2,6% em renda; já em comparação a janeiro de 2024, houve um aumento significativo de 13% em público e 25,6% em renda.
Suspense é o gênero mais visto desde 2008
Diferentemente de 2025, quando Mufasa (Disney) e Sonic 3 (Paramount) lideraram janeiro, desta vez os dois principais filmes (Avatar 3 e A empregada) não são infantis. Como destacamos recentemente, A empregada é um caso muito bem-sucedido de boca a boca positivo: o suspense ficou duas semanas na vice-liderança antes de ultrapassar o épico de James Cameron e assumir o pódio por três vezes seguidas.
Aliás, é a primeira vez desde Eu sou a lenda (Warner), em 2008, que um suspense é a produção mais vista do mês de janeiro.
Depois de O agente secreto, os longas brasileiros mais vistos de janeiro foram Agentes muito especiais (Downtown), O diário de Pilar na Amazônia (Disney), D.P.A. 4 – O fantástico reino de Ondion (Paris) e Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em busca da Flecha Azul (Paris).

Naturalmente, o market share nacional apresentou uma queda expressiva, caindo na casa dos 8%, contra 33% de janeiro de 2025, já que naquela época estavam em cartaz os fenômenos Ainda estou aqui (Sony) e O Auto da Compadecida 2 (H2O).


‘A empregada’
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia