O senador Jayme Campos (União-MT) é autor de um projeto de lei que obriga a divulgação de quais minérios são utilizados em produtos eletrônicos e carros elétricos vendidos no Brasil. Essa transparência seria traduzida por um selo de eficiência que dá ao consumidor informações sobre os minérios embutidos nos produtos, a exemplo do que é feito na indústria de alimentos e medicamentos.
O senador acredita que por trás das imposições de sobretaxas pelo governo norte-americano a vários países do mundo há o desejo de Donald Trump de conter a presença da China nas áreas de energia, tecnologia e armamentos. O Brasil detém 23% das terras-raras do mundo e 90% das reservas mundiais de nióbio, além de estar em sexto lugar na reserva de lítio, que é usado nas baterias de veículos elétricos.
Em pronunciamento no Senado ontem (12), Jayme Campos pediu a cooperação entre Governo, oposição e Judiciário para fortalecer a posição brasileira nas negociações internacionais e reforçou que os minerais críticos, como terras-raras, são peça-chave nessa disputa pelo futuro tecnológico e para a economia de baixo carbono. Ele defendeu a criação de uma política nacional de minerais críticos e estratégicos e a ampliação do mapeamento geológico do país.
Projeto prevê selo informando ao consumidor quais minérios compõem produtos eletrônicos e veículos elétricos vendidos no país.