O cineasta James Wan, conhecido por ter criado a franquia ‘Jogos Mortais’, comentou recentemente sobre a possibilidade de retornar à saga que lançou sua carreira no cinema.
Em entrevista ao ScreenRant, Wan admitiu que ainda é “um pouco cedo para falar sobre isso”, mas demonstrou empolgação com a ideia de dar um “novo começo” à franquia, sem deixar de respeitar o universo já estabelecido.
“Alguma novidade? Ainda é um pouco cedo para falar sobre isso, mas estou muito empolgado. Afinal, não tive muito envolvimento com a franquia desde os primeiros dias”, afirmou.
“É desafiador e animador poder voltar ao filme que iniciou minha trajetória, tanto a minha quanto a do Leigh Whannell. Não estou levando isso de forma leviana. Quero, de fato, encontrar uma forma de o próximo filme respeitar tudo aquilo que os fãs amam na franquia, ao mesmo tempo em que possa atrair um novo público”, acrescentou.
“É uma saga com mais de 20 anos, e acredito que, até certo ponto, é importante encontrar um novo começo, mas sempre sendo fiel ao mundo que criamos”, concluiu.
Wan dirigiu o primeiro ‘Jogos Mortais’ em 2004 e, mesmo não tendo retornado à direção nos filmes seguintes, continuou como produtor executivo e colaborador em algumas continuações.
Vale lembrar que, recentemente, a Blumhouse adquiriu os direitos da franquia.
A companhia pagou um valor não divulgado pela parte da franquia atualmente detida pelos produtores Oren Koules e Mark Burg. Em declarações, Koules disse que parecia “o momento certo para passar o bastão”, enquanto Burg afirmou que queria “seguir em frente e contar novas histórias”.
A Lionsgate, que lançou todos os filmes da série e arrecadou mais de US$1 bilhão em bilheteria global, continuará como parceira na propriedade e manterá sua participação acionária atual de 50%, bem como a distribuição de produções futuras.
Em uma declaração oficial, Jason Blum, fundador da Blumhouse, afirmou que ‘Jogos Mortais’ “definiu uma geração do terror” e que “seu impacto cultural continua a crescer, tornando este um investimento estratégico em uma das propriedades do gênero mais reconhecidas e bem-sucedidas das últimas duas décadas”.
Blum também disse que disse que Wan e Leigh Whannell, roteiristas do primeiro filme, serão trazidos “de volta ao grupo” e ajudarão a guiar o futuro da franquia.