Dois estudantes do Centro Educacional Profissionalizante (CEP) unidade Boa Esperança do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio de Mato Grosso (Senac-MT) representarão Mato Grosso na etapa nacional da Competição Senac de Educação Profissional.
Participam jovens de todo o país, em várias categorias diferentes, e a disputa ocorre nos dias 16 a 22 de setembro, no Rio de Janeiro.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Representam o Senac-MT Airan Henrique, de 20 anos, na categoria ocupação de Cozinha e Alice Bárbara, de 19 anos, na ocupação de Cuidados com a Saúde e Apoio Social. Esta é a primeira vez que o Departamento Regional de Mato Grosso participa do evento, que ocorre a cada dois anos.
Airan, que é egresso de cursos do Senac-MT, é treinado pelo instrutor de Gastronomia, o chef Miguel Angelo. Diariamente, são cinco horas de dedicação na cozinha do CEP, na qual o competidor prepara-se para a competição há cerca de dois meses.
O jovem conta que a cozinha é um amor de adolescência e que sonha ir longe nas competições.
“Eu já gostava de Gastronomia antes, desde pequeno eu cozinhava, com meus 13-14 anos. Essa oportunidade apareceu e, querendo ou não, é uma oportunidade única. Eu tenho que me esforçar mais, assim como os professores e quem está auxiliando. Os professores falam que querem que eu faça bem a competição, mas eu quero ficar no pódio, primeiro, segundo ou terceiro, eu quero ficar no pódio, para falar a verdade”, afirma Airan.
O chef Miguel explica que Airan é dedicado e que seu maior diferencial ao representar Mato Grosso é a sua criatividade.
“Ele é super dedicado, se interessa muito não só na área da gastronomia. Airan é muito criativo, acredito que isso o coloca como aluno ímpar para nos representar nessas competições. Não é obrigatoriedade ser criativo, mas a gente sabe que a criação dentro da cozinha é indispensável, sendo um diferencial para que a gente surpreenda os avaliadores”, conta o treinador.
Alice Bárbara, de 19 anos, é aluna do curso de Técnico em Enfermagem e é treinada pela instrutora, a enfermeira Ariana. Alice disputou sua vaga com mais duas colegas, após passarem por um mês de treinamento. A jovem venceu o simulado e, agora, segue com os treinamentos diários, também de 5 horas por dia, no Laboratório de Enfermagem do CEP.
Ela explica que a disputa para garantir sua vaga de representante foi longa, mas agora ela se sente mais confiante para a competição que vem a seguir.
“A sensação é de emoção e confiança, após passar um longo período de treinamento e uma simulação, nos dedicamos bastante. Sendo a primeira experiência acabamos recebendo um pouco de peso, estamos representando todo o Mato Grosso. E é realmente emocionante estar participando, levando toda a técnica e os ensinamentos do Senac Mato Grosso. A expectativa está alta, esperamos ter um bom resultado na etapa nacional”, conta Alice.
A professora Ariana explica que os próximos passos são intensificar as rotinas de treinamento para que a Alice possa estar preparada para o desafio.
“Nós vamos intensificar a rotina de treinamentos, temos menos de 45 dias para ir para a nacional. Vamos continuar as práticas estabelecidas no treinamento para estarmos preparados. É um desafio gostoso e uma responsabilidade por representar a primeira participação do Senac nas competições”, explica.
Os vencedores da disputa nacional irão representar o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional, que acontece na China em 2026.
Competições Senac
A Competição Senac de Educação Profissional é o maior torneiro da área do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do país, a qual reúne alunos e egressos do Senac de todo o Brasil. Esses jovens, com até 21 anos de idade, são selecionados inicialmente em uma etapa escolar e outra regional, que funcionam como seletivas para a edição nacional. Os competidores participam de provas em sete ocupações profissionais: Cuidados de Saúde e Apoio Social; Serviço de Restaurante; Estética e Bem-Estar; Cozinha; Florista; Recepção de Hotel e Cabeleireiro. As provas reproduzem situações reais do dia a dia de cada profissão.