Sinop, 26/07/2025 00:00

  • Home
  • Super Fato MT
  • Jovens representam MT na Competição Nacional de Educação Profissional no Rio de Janeiro

Jovens representam MT na Competição Nacional de Educação Profissional no Rio de Janeiro

Dois estudantes do Centro Educacional Profissionalizante (CEP) unidade Boa Esperança do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio de Mato Grosso (Senac-MT) representarão Mato Grosso na etapa nacional da Competição Senac de Educação Profissional.

Participam jovens de todo o país, em várias categorias diferentes, e a disputa ocorre nos dias 16 a 22 de setembro, no Rio de Janeiro.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Representam o Senac-MT Airan Henrique, de 20 anos, na categoria ocupação de Cozinha e Alice Bárbara, de 19 anos, na ocupação de Cuidados com a Saúde e Apoio Social. Esta é a primeira vez que o Departamento Regional de Mato Grosso participa do evento, que ocorre a cada dois anos.

Airan, que é egresso de cursos do Senac-MT, é treinado pelo instrutor de Gastronomia, o chef Miguel Angelo. Diariamente, são cinco horas de dedicação na cozinha do CEP, na qual o competidor prepara-se para a competição há cerca de dois meses.

O jovem conta que a cozinha é um amor de adolescência e que sonha ir longe nas competições.

“Eu já gostava de Gastronomia antes, desde pequeno eu cozinhava, com meus 13-14 anos. Essa oportunidade apareceu e, querendo ou não, é uma oportunidade única. Eu tenho que me esforçar mais, assim como os professores e quem está auxiliando. Os professores falam que querem que eu faça bem a competição, mas eu quero ficar no pódio, primeiro, segundo ou terceiro, eu quero ficar no pódio, para falar a verdade”, afirma Airan.

O chef Miguel explica que Airan é dedicado e que seu maior diferencial ao representar Mato Grosso é a sua criatividade.

“Ele é super dedicado, se interessa muito não só na área da gastronomia. Airan é muito criativo, acredito que isso o coloca como aluno ímpar para nos representar nessas competições. Não é obrigatoriedade ser criativo, mas a gente sabe que a criação dentro da cozinha é indispensável, sendo um diferencial para que a gente surpreenda os avaliadores”, conta o treinador.

Alice Bárbara, de 19 anos, é aluna do curso de Técnico em Enfermagem e é treinada pela instrutora, a enfermeira Ariana. Alice disputou sua vaga com mais duas colegas, após passarem por um mês de treinamento. A jovem venceu o simulado e, agora, segue com os treinamentos diários, também de 5 horas por dia, no Laboratório de Enfermagem do CEP.

Ela explica que a disputa para garantir sua vaga de representante foi longa, mas agora ela se sente mais confiante para a competição que vem a seguir.

“A sensação é de emoção e confiança, após passar um longo período de treinamento e uma simulação, nos dedicamos bastante. Sendo a primeira experiência acabamos recebendo um pouco de peso, estamos representando todo o Mato Grosso. E é realmente emocionante estar participando, levando toda a técnica e os ensinamentos do Senac Mato Grosso. A expectativa está alta, esperamos ter um bom resultado na etapa nacional”, conta Alice.

A professora Ariana explica que os próximos passos são intensificar as rotinas de treinamento para que a Alice possa estar preparada para o desafio.

“Nós vamos intensificar a rotina de treinamentos, temos menos de 45 dias para ir para a nacional. Vamos continuar as práticas estabelecidas no treinamento para estarmos preparados. É um desafio gostoso e uma responsabilidade por representar a primeira participação do Senac nas competições”, explica.

Os vencedores da disputa nacional irão representar o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional, que acontece na China em 2026.

Competições Senac

A Competição Senac de Educação Profissional é o maior torneiro da área do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do país, a qual reúne alunos e egressos do Senac de todo o Brasil. Esses jovens, com até 21 anos de idade, são selecionados inicialmente em uma etapa escolar e outra regional, que funcionam como seletivas para a edição nacional. Os competidores participam de provas em sete ocupações profissionais: Cuidados de Saúde e Apoio Social; Serviço de Restaurante; Estética e Bem-Estar; Cozinha; Florista; Recepção de Hotel e Cabeleireiro. As provas reproduzem situações reais do dia a dia de cada profissão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

veja como os preços terminaram a semana

O mercado físico do boi gordo encerrou a semana mantendo o padrão de negociações em…

Janaina e Jayme firmam pacto e sinalizam possível aliança para 2026 em meio a isolamento no grupo de Mauro Mendes

Deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o senador Jayme Campos (União) voltaram a se reunir…

Discussão termina em facadas e tiro em garimpo de Nova Bandeirantes; um está em estado grave

Um desentendimento entre dois homens terminou de forma violenta no garimpo Novo Astro, localizado a…